Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Último livro de Carlos Carranca é dedicado a Miguel Torga

O investigador e declamador Carlos Carranca, autor do livro 'da Ibéria', que dedica a Miguel Torga nos 20 anos da sua morte, realçou hoje que o escritor transmontano "foi sempre um patriota" até morrer.

Último livro de Carlos Carranca é dedicado a Miguel Torga
Notícias ao Minuto

18:30 - 09/10/15 por Lusa

Cultura Literatura

"Torga foi um homem de antes quebrar que torcer até ao fim da vida", disse à agência Lusa Carlos Carranca, cuja obra sobre o criador de "os Bichos", numa edição revista e aumentada, vai ser apresentada, às 18:00, em Coimbra.

Em 'da Ibéria', o autor reúne vários ensaios sobre Torga, que morreu em Coimbra, em 1995, e ainda sobre Miguel de Unamuno (1864-1936), o intelectual espanhol admirado pelo médico e escritor Adolfo Rocha, que incluiu o primeiro nome daquele no seu pseudónimo.

"Tal como Torga, sem dúvida um grande socialista, Unamuno foi um homem com uma carga moral extraordinária no seu tempo", disse Carlos Carranca, autor de oito livros sobre o escritor português.

Através de alguns dos textos da última obra, com cerca de 100 páginas, cuja primeira edição está esgotada e foi este ano publicada com apoio de municípios do distrito de Coimbra, o investigador homenageia também os antifascistas já falecidos Emídio Guerreiro e Fernando Vale.

O lançamento do livro "da Ibéria", apresentado pelo advogado e escritor António Arnaut, na Casa-Museu Miguel Torga, é promovido pela Câmara Municipal de Coimbra no âmbito de um programa evocativo dos 20 anos do desaparecimento de Miguel Torga (1907-1995), a decorrer na cidade há vários meses.

A atual Casa-Museu foi habitada por Torga e família, entre 1952 e 1995, ano da sua morte. A sessão inclui um momento musical, às 19:00, pelo grupo de fado "Trovadores do Mondego".

"Em 'da Ibéria' (...) Carranca apresenta uma súmula da vida de Miguel Torga, captando a sua visão do mundo, dos homens e, sobretudo, do homem português", destaca uma nota da autarquia de Coimbra.

O livro permite "descobrir similaridades entre Torga e Unamuno, poetas da Ibéria, sublinhando a ideologia destes dois Miguéis no amor à Pátria, no sentimento religioso e no entendimento da política como a coisa pública", adianta.

Licenciado em História e doutorado em Língua e Cultura Portuguesa, Carlos Carranca é também poeta, ensaísta, declamador, cantor e animador cultural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório