Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

AtrapalhArte leva espetáculo a 54 mil alunos do 4.º e 6.º ano de todo o país

A Companhia de Teatro de Coimbra AtrapalhArte vai levar o espetáculo "Estendal de Contos" a 54 mil crianças de escolas de todo o país, promovendo dois contos que fazem parte das metas curriculares do 4.º e 6.º anos.

AtrapalhArte leva espetáculo a 54 mil alunos do 4.º e 6.º ano de todo o país
Notícias ao Minuto

16:41 - 09/10/15 por Lusa

Cultura Teatro

De acordo com Fernando Alves, um dos atores da AtrapalhArte, o novo espetáculo tem 357 sessões em escolas entre Caminha e Portimão, para um universo de aproximadamente 54 mil alunos.

"Demos-lhe o nome de 'Estendal de Contos', porque abrange dois contos. Um é baseado no conto 'A Princesa e a Ervilha', de Hans Christian Andersen, que faz parte das metas curriculares do 4.º ano. O outro é baseado no conto 'Os Músicos de Bremen', dos Irmãos Grimm, que faz parte das metas curriculares do 6.º ano", explicou.

Em declarações à Lusa, Fernando Alves revelou que o novo espetáculo, com estreia agendada para a próxima semana, tem a sua parte de comédia e improviso, tendo por objetivo a motivação para a leitura.

"Os professores contratam a AtrapalhArte para incutir nos alunos o gosto pela leitura, para além de aprenderem de forma lúdica. Outros contactam para que este espetáculo seja um complemento ao estudo do livro, percebendo o que se pode fazer com um texto, de forma original e divertida", sustentou.

A par desta estreia, a companhia tem ainda uma outra produção para apresentar em novembro, destinada a alunos do 7.º ano.

"Vai ser a primeira vez que vamos trabalhar com o 3.º ciclo. O espetáculo é a resposta a solicitações de professores bibliotecários, que trabalham connosco no 1.º e 2.º ciclo, e que achavam que seria interessante pensar também em algo para o 3.º ciclo", justificou.

Inspirado no conto "Os Bichos", de Miguel Torga, este espetáculo "é muito interativo" e tem 110 sessões.

A companhia de Coimbra reforçou ainda, este ano, o seu projeto pedagógico, abrindo turmas de teatro em cinco escolas.

Estas turmas são constituídas por alunos dos seis aos 14 anos e também por adultos, essencialmente professores que frequentam este projeto aos sábados de manhã.

"Podemos dizer que temos vindo a crescer substancialmente, sendo uma companhia autossustentável, sem qualquer tipo de mecenas público ou privado. Passámos de quatro para oito atores a tempo inteiro", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório