Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Centro Cultural Português na Praia homenageia poeta Corsino Fortes

O Centro Cultural Português (CCP) na cidade da Praia homenageia na sexta-feira o poeta cabo-verdiano Corsino Fortes, que morreu no passado mês de julho, com um concerto no seu auditório.

Centro Cultural Português na Praia homenageia poeta Corsino Fortes
Notícias ao Minuto

15:49 - 08/10/15 por Lusa

Cultura Poesia

Em comunicado, o CCP indicou que se trata de uma oportunidade para o público em geral prestar uma homenagem a "uma das maiores figuras da literatura cabo-verdiana".

O concerto, com entrada livre, será animado com a voz de Dulce Sequeira, guitarra de Meka Lima e piano de Ricardo de Deus.

Contará ainda com muita dança com Rosy Timas e poesia com alunos da Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV).

O poeta cabo-verdiano Corsino Fortes morreu no dia 24 de julho na cidade do Mindelo, dois dias após lançar o seu último livro "Sinos de Silêncio - Canções e Haikais".

Corsino Fortes, que era presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL), é considerado um dos maiores poetas cabo-verdianos, foi combatente pela liberdade da pátria, tendo ao longo da sua vida exercido ainda funções de embaixador de Cabo Verde em Portugal, desempenhou cargos ministeriais e foi empresário.

É autor de algumas das mais significativas obras da literatura cabo-verdiana, destacando-se "Pão e Fonema" (1974) e "Árvore e Tambor" (1986) e "Pedras de Sol & Substância" (2001), livros de poesia reunidos na trilogia "A Cabeça Calva de Deus", também de 2001, estando igualmente presente em inúmeras coletâneas poéticas em Língua Portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório