Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Prémio LeYa é conhecido na próxima semana

O Prémio LeYa deste ano, no valor de 100.00 e com direito a publicação do romance, é conhecido no próximo dia 13, disse hoje à Lusa fonte do grupo editorial.

Prémio LeYa é conhecido na próxima semana
Notícias ao Minuto

17:15 - 07/10/15 por Lusa

Cultura Literatura

O júri, ao qual preside o escritor Manuel Alegre, reúne-se nos dias 12 e 13 de outubro para deliberar, "estando o anúncio da decisão do júri agendado para a próxima terça-feira, dia 13 de outubro, ao final da manhã, na sede da LeYa, em Alfragide", disse a mesma fonte.

Além de Manuel Alegre, o júri é constituído pelos escritores Nuno Júdice, Pepetela e José Castello, o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira, o reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Maputo, Lourenço do Rosário, e a professora da Universidade de São Paulo Rita Chaves.

O Prémio LeYa foi criado em 2008, com o objetivo de distinguir "um romance inédito escrito em português", segundo o regulamente.

'O rasto do jaguar', do brasileiro Murilo Carvalho, foi o primeiro vencedor, em 2008, no ano seguinte o romance vencedor foi 'O olho de Hertzog', do moçambicano João Paulo Borges Coelho.

Em 2010, dada a falta de qualidade dos candidatos não foi entregue o galardão, mas, em 2011, foi distinguida a obra 'Teu rosto será o último', de João Ricardo Pedro, que este ano integra a lista de finalista do Prémio Sinbad-Città de Bari, na categoria de narrativa estrangeira, em Itália.

'Debaixo de algum céu', de Nuno Camarneiro, foi o vencedor em 2012, e, em 2013, o prémio foi atribuído a 'Uma outra voz', de Gabriela Ruivo Trindade. 'O meu irmão', de Afonso Reis Cabral, foi o vencedor em 2014.

"O Prémio LeYa permitiu-nos ainda descobrir e divulgar muitos talentos da escrita em língua portuguesa: por recomendação do júri, os romances de mais de 25 autores finalistas foram publicados nestes oito anos", realçou a mesma fonte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório