Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Falta de apoios obriga companhia de teatro de a recolha de fundos

A falta de apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes) levou a companhia de teatro O Teatrão, de Coimbra, a lançar uma campanha de crowdfunding para pagar parte dos custos da peça de teatro em cena, 'Três Irmãs (Making Of)'.

Falta de apoios obriga companhia de teatro de  a recolha de fundos
Notícias ao Minuto

11:00 - 07/10/15 por Lusa

Cultura Coimbra

A peça 'Três Irmãs (Making Of)' já estava "em andamento", quando o Teatrão recebeu a decisão da DGArtes de não atribuir apoio financeiro à companhia de Coimbra com 20 anos de vida, explicou à agência Lusa a membro da direção Cláudia Pato, sublinhando que, a partir desse momento e não podendo "andar para trás", foram à "procura de alternativas".

A solução surgiu numa campanha de "crowdfunding" [recolha de fundos públicos] iniciada na terça-feira, dia em que começou a temporada de sala do espetáculo baseado na obra do russo Tchékhov, depois de ter sido exibida em quatro atos em diferentes espaços da cidade, entre 01 de julho e 01 de agosto e entre 16 e 26 de setembro.

Nesta campanha de angariação de fundos através da internet, a companhia tem o objetivo de angariar até 04 de dezembro três mil euros, parte do orçamento de produção do espetáculo fixado em 7.600 euros.

"Mesmo quando o Teatrão tinha apoio da DGArtes, sempre se tentou encontrar outras alternativas de financiamento", esclareceu Cláudia Pato, referindo que esta é a primeira vez que a companhia profissional recorre ao "crowfunding".

A membro da direção sublinhou que "os apoios estatais são cada vez menores", com o Teatrão a atravessar um "período difícil" em termos financeiros, tendo sido obrigado a despedir três trabalhadores e a cancelar toda a programação externa, depois de as candidaturas na modalidade de acordo tripartido 2015-2016 (no valor de 125 mil euros) e ao apoio direto bienal (185 mil euros) terem sido rejeitadas.

Essa exclusão dos apoios "espoletou toda esta situação", sublinhou, considerando que o "crowdfunding" é uma "experiência", estando a companhia na expectativa de "ver como as pessoas reagem" à campanha.

No site da campanha, qualquer pessoa pode contribuir com valores entre os três e os 150 euros, havendo diferentes recompensas para cada contribuição, como convites para ensaios, agradecimento público, convites para uma peça do Teatrão durante a temporada 2015/2016, entradas gratuitas para todas as criações da temporada ou descontos em workshops.

Face à atual situação financeira, o Teatrão já recebeu 50 mil euros da secretaria de Estado da Cultura e "um apoio acrescido da Câmara de Coimbra" de 25 mil euros, referiu Cláudia Pato.

A companhia candidatou-se também ao programa PARTIS, da fundação Calouste Gulbenkian, e ao programa Erasmus +, da União Europeia e, a 18 de outubro, organiza um meeting empresarial para encontrar possibilidades de mecenato de empresas da região Centro.

A temporada de sala do espetáculo "Três Irmãs (Making Of)", que pega em Tchékhov para falar do Portugal de hoje, "das privatizações e da troika", arrancou na terça-feira e está em exibição na Oficina Municipal do Teatro até ao dia 24.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório