Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Segundo concurso para projetos de cultura lançado hoje em Viseu

A Câmara de Viseu lançou hoje o segundo concurso municipal de apoio à cultura e à criatividade, disponibilizando meio milhão de euros para projetos emergentes e consolidados, cujas candidaturas devem ser apresentadas até 03 de novembro.

Segundo concurso para projetos de cultura lançado hoje em Viseu
Notícias ao Minuto

23:01 - 05/10/15 por Lusa

Cultura Câmara Municipal

Comparativamente à edição anterior, o orçamento cresce 100 mil euros.

O presidente da Câmara, Almeida Henriques, referiu que "o apoio à criação e à programação cultural em Viseu é de palavra, mas é também de prática".

"O município será persistente na sua aposta em desenvolver Viseu como polo cultural no país", garantiu, considerando que a metodologia do concurso, intitulado Viseu Terceiro, "é inovadora e transparente".

Uma das novidades desta edição do concurso é o facto de ser criada uma linha especial para novos projetos, ou seja, da dotação global do concurso, 200 mil euros serão destinados a projetos emergentes e 300 mil euros a projetos consolidados. O montante financeiro máximo a conceder por candidatura é de 125 mil euros.

Segundo Almeida Henriques, o júri do concurso fica com a "possibilidade de fazer transitar dinheiro de uma área para a outra no caso de não haver projetos que justifiquem" o financiamento.

O prazo do concurso foi também dilatado. Os agentes culturais terão o mês de outubro para apresentar propostas, o júri reunirá em novembro e, no início de dezembro, o processo deverá ficar concluído.

Como "domínios prioritários" do concurso estão "o conhecimento e divulgação do património material e imaterial; a dança, o som e o teatro de rua; grandes eventos ou festivais com potencial de impacto nacional e internacional e atração de visitantes; a inclusão social e a formação de novos públicos".

O financiamento atribuído corresponderá a um máximo de 80 por cento do investimento global de cada projeto.

O primeiro concurso municipal de apoio à cultura e à criatividade atribuiu 400 mil euros a dezasseis projetos, de um total de 90 candidaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório