Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Filme 'Spring & Arnaud' vence Festival Internacional de Filmes

O filme canadiano 'Spring & Arnaud', de Marcia Conolly e Katherine Knight, conquistou hoje, em Lisboa, o primeiro prémio do Festival Internacional Filmes sobre Arte, disse à agência Lusa fonte da organização.

Filme 'Spring & Arnaud' vence Festival Internacional de Filmes
Notícias ao Minuto

23:40 - 04/10/15 por Lusa

Cultura Arte

O festival encerrou hoje - após quatro dias de exibições de um total de 22 filmes, quatro deles portugueses - com a atribuição dos Prémios Hare (lebre) e as menções honrosas a cinco filmes.

Contactada pela agência Lusa, Rajele Jain, diretora do festival, revelou que o Golden Hare foi atribuído a 'Spring & Arnaud', longa metragem que aborda a vida e obra do casal de artistas canadianos Arnaud Maggs, de 85 anos, e Spring Hurlbut, de 60, mostrando como a arte e a vida se cruzam.

O segundo prémio - Silver Hare - foi entregue a 'Master & Tatiana' (Lituânia) de Geerè Zickyté, e o terceiro prémio do festival - Iron Hare - foi para o filme 'Reza Abdoh - Theatre Visionary' (EUA), de Adam Soch.

Nesta oitava edição foram ainda entregues menções honrosas a 'Kiki of Montparnasse'(França) de Amelie Harrault, e a "La Maddalena" (Itália), de Ila Bêka e Louise Lemoine.

O certame tem vindo a apresentar, há oito anos, uma programação de filmes internacionais e nacionais que abordam temas artísticos nas artes visuais, fotografia, teatro, literatura, música, entre outras.

O Festival Internacional Filmes sobre Arte foi criado em 2008 por Rajele Jain com o apoio do Festival Temps D'Images, e desde então tem sido produzido de forma independente pela Associação Cultural Vipulamati: Ample Intelligence.

Mas esta oitava edição, de acordo com a diretora, realizou-se sem apoios do Festival Temps D´Images ou do Instituto do Cinema e do Audiovisual, o que levou à diminuição do número das sessões a dois terços.

Os filmes foram exibidos na Galeria Zé dos Bois (GZDB), em Lisboa, com entrada gratuita, entre eles o documentário '(Entre) Cenas', de Rui Simões, abordando a rodagem de 'Os Maias', de João Botelho.

O júri da edição deste ano foi composto por quatro realizadores e artistas portugueses: Eduardo Barbosa da Cunha, Patrícia Guerreiro, Rui Calçada Bastos e Gustavo Sumpta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório