Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Construção sustentável é o tema do Dia Mundial da Arquitetura 2015

A Ordem dos Arquitetos (OA) assinala na segunda-feira o Dia Mundial da Arquitetura com uma programação nacional dedicada ao tema das mudanças climáticas e da construção, através de exposições, debates e conferências até ao final de outubro.

Construção sustentável é o tema do Dia Mundial da Arquitetura 2015
Notícias ao Minuto

12:27 - 03/10/15 por Lusa

Cultura Clima

"Arquitetura, Construção e Clima" foi o tema escolhido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) para ser usado como mote nos vários países que aderem às comemorações, como é o caso de Portugal, sob a égide da Ordem dos Arquitetos.

Este tema tem como objetivo mostrar como o desenvolvimento de práticas sustentáveis tem impacto no espaço urbano e na qualidade de vida dos habitantes.

Como acontece anualmente, o Dia Mundial da Arquitetura é assinalado na primeira segunda-feira do mês de outubro, este ano calha no dia 05, data em que será realizada, em Matosinhos, a conferência do vencedor da 10ª edição do Prémio Fernando Távora e do Lançamento da 11ª edição, relativa a este ano.

Instituído pela Câmara Municipal de Matosinhos/Associação Casa da Arquitetura e pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, o galardão premeia anualmente com uma bolsa um projeto de investigação no domínio da arquitetura.

Também está prevista uma sessão de esclarecimento, a 12 de outubro, no Porto, sobre legislação relativa ao setor, e a entrega do Prémio Universidade de Lisboa 2015 a Nuno Teotónio Pereira, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, em data ainda a confirmar.

"Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora" é uma das conferências do programa de celebrações, a 17 de outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até 23 de outubro na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa.

No dia 26 de outubro serão conhecidas as obras selecionadas pelo comissariado para a edição Habitar Portugal 12-14, numa cerimónia no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, em Lisboa.

Habitar Portugal é uma iniciativa da Ordem dos Arquitetos que pretende divulgar uma seleção de obras construídas por arquitetos portugueses, em cada triénio, que pela sua relevância representem e possam dar a conhecer um panorama da arquitetura em Portugal nesse período.

Esta edição irá reunir uma seleção de obras concluídas entre 01 de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2014, em território nacional ou estrangeiro.

A cerimónia de encerramento do programa do Dia Mundial da Arquitetura 2015 decorrerá a 29 de outubro, às 18:00, na sede da Ordem dos Arquitetos, com a entrega de títulos de membro honorário a vários arquitetos e entidades cujo percurso, avaliado pelos seus pares, tenha prestigiado o universo da arquitetura.

Por seu turno, a nível internacional, a UIA - que representa 1,3 milhão de arquitetos no mundo - pretende reunir-se com organizações nacionais e internacionais do setor para destacar o papel da arquitetura, urbanismo e design na redução da emissão de gases associados ao efeito estufa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório