Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Conheça as novidades literárias que estão aí para os mais novos

A última obra de Maurice Sendak, novas histórias de Álvaro Magalhães e mais um volume de "O diário de um banana", de Jeff Kinney, são alguns dos livros para crianças e jovens a editar nos próximos meses.

Conheça as novidades literárias que estão aí para os mais novos
Notícias ao Minuto

15:40 - 18/09/15 por Lusa

Cultura Livros

Com o final do verão, a "rentrée" literária na área infanto-juvenil conta com várias novidades editoriais, entre nova produção portuguesa, reedições e muitas traduções.

Este mês, sai pela Kalandraka o livro "Chico-Chorão", de Maurice Sendak, uma "sátira à superproteção da infância", publicada em 2011, um ano antes da morte do premiado autor norte-americano.

Às livrarias chegarão também novas histórias de Álvaro Magalhães: Um novo volume da série "O estranhão" (Porto Editora), o décimo livro de "Novas crónicas do Vampiro Valentim" (Caminho) e uma reedição, num só volume, das fábulas "A mata dos medos" (Caminho).

Depois de ter sido um espectáculo para crianças, "Barafunda", com texto de Afonso Cruz e Marta Bernardes, surge agora em livro, ilustrado por José Cardoso, pela Caminho. Partindo de uma ordem - "Tens de arrumar o teu quarto" -, o livro desenrola-se num diálogo entre mãe e filho, com respostas a muitos "porquês".

A Booksmile centra atenções na coleção "O diário de um banana", do norte-americano Jeff Kinney, que estará em Lisboa em novembro para apresentar o décimo volume, "Dantes é que era".

Este mês a Booksmile destaca "Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa" (1971), história de traços biográficos da autora Judith Kerr, e "Uma bicicleta à chuva", de uma nova coleção de Margarida Fonseca Santos, sobre temas sensíveis para os jovens.

Em outubro chegará às livrarias o álbum ilustrado "O meu irmão invisível", da autora espanhola Ana Pez, e cuja leitura necessitará de "uns óculos mágicos", explica a editora Orfeu Negro.

A mesma editora destaca para este mês um novo livro ilustrado por Jon Klassen. Chama-se "Uma aventura debaixo da terra", escrito por Mac Barnett, sobre dois rapazes que decidiram cavar um buraco e só parar quando encontrassem algo espectacular.

Entre outubro e novembro, a editora Pato Lógico prepara o lançamento de um novo "atividário", de André Letria e José Jorge Letria, sobre a revolução de abril de 1974, e o álbum "Eu quero a minha cabeça", de António Jorge Gonçalves.

Ainda na literatura portuguesa, sairá "O homem que engoliu a lua", de Mário de Carvalho, uma adaptação de um conto anterior do autor, agora ilustrado por Pierre Pratt (Porto Editora), "Cinco Pais Natais e tudo o mais", álbum ilustrado de Manuela Castro Neves e Maria Bouza (Máquina de Voar) e um novo volume da série para adolescentes "Carolina", de Patrícia Reis (Matéria-Prima Edições).

A Verbo, do grupo Babel, criou a coleção "Crer e aprender", sobre diferentes religiões, inaugurada com o livro para crianças sobre o Islão, intitulado "Mais um estranho na escola", de Alexandre Honrado, Paulo Mendes Pinto e ilustrado por Joana Rita.

David Almond, um dos mais premiados e estimados escritores britânicos para crianças e jovens, terá novo livro traduzido em Portugal, com "Uma criatura feita de mar", que reúne oito contos inspirados na infância dele.

Este livro sairá pela Editorial Presença, a editora que, este mês, publica também um dos sucessos editoriais norte-americanos: "O livro sem bonecos", do argumentista B.J. Novak, sem ilustrações e que convida à leitura humorada em voz alta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório