Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Haegue Yang vai criar obras para o parque de Serralves

A artista sul-coreana Haegue Yang foi escolhida para a quarta edição do projeto entre a Sonae e a Fundação de Serralves, anunciaram hoje as instituições, sendo convidada a criar obras para o entorno arquitetónico e natural do museu.

Haegue Yang vai criar obras para o parque de Serralves
Notícias ao Minuto

15:36 - 08/09/15 por Lusa

Cultura Artistas

Em comunicado, a diretora do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Suzanne Cotter, afirmou que a "instalação do seu trabalho no parque de Serralves vai trazer ao público uma nova luz sobre a forma como os artistas podem intervir sobre os ambientes quotidianos".

De acordo com o mesmo comunicado, a linguagem escultural da artista "inclui objetos e materiais presentes nas casas e no quotidiano, como persianas, estendais de roupa, luzes decorativas, aquecedores, ambientadores, ventoinhas, que são a matéria-prima para a criação de espetaculares ambientes flutuantes e instalações povoadas por figuras totémicas, frequentemente concebidas como coreografias de movimento nas quais a escultura e o espectador são participantes ativos".

"Esta iniciativa contempla também uma grande abertura e aproximação com o público universitário, nomeadamente através do envolvimento de alunos da área das artes, que vão assistir a artista na elaboração e implementação das obras, como através da realização de sessões abertas da artista em quatro universidades portuguesas", segundo a diretora de comunicação, marca e responsabilidade social da Sonae, Catarina Fernandes.

Haegue Yang segue-se à iraniana Nairy Baghramian como a escolhida para o projeto Sonae-Serralves, que ocupou vários espaços do parque da fundação em 2014 com a obra "Cold Shoulder".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório