Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Freguesia da capital celebra os 250 anos do poeta Bocage

De 11 a 18 de setembro, a junta de freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, vai prestar homenagem ao poeta Manuel Maria du Bocage, nascido há precisamente 250 anos.

Freguesia da capital celebra os 250 anos do poeta Bocage
Notícias ao Minuto

16:42 - 07/09/15 por Ana Lemos

Cultura Poesia

Manuel Maria Barbosa du Bocage nasceu em Setúbal a 15 de setembro de 1765, há precisamente 250 anos. Para assinalar o aniversário do poeta, a Junta de Santa Maria Maior tem para oferecer, entre os dias 11 e 18 de setembro, “um ambicioso programa literário e cultural”.

“Dos cafés do Rossio à prisão do Limoeiro”, passando pelas ruas da Baixa, são vários “os locais de Santa Maria Maior que estão ligados à vida e à história de Bocage, (...) um dos símbolos urbanos da história e do património literário da Língua Portuguesa”, cuja vida foi passada, em grande parte, “nos cafés e botequins da Baixa”.

Do programa fazem parte “diversas iniciativas”, entre as quais a “publicação evocativa da ‘Gazeta de Lisboa’, com artigos de vários especialistas bocagianos, nomeadamente o biógrafo de Bocage, Adelto Gonçalves, José Sarmento de Matos (ollissipógrafo), Daniel Pires (do Centro de Estudos Bocagianos) e António Mega Ferreira”, e uma “tertúlia no Café Nicola com destaque para a presença do ator Miguel Guilherme que interpretou ‘Bocage’ numa série para a RTP”.

Mas há mais. Está também previsto um “itinerário Bocageano” através do qual o público “vai poder conhecer ao pormenor os locais mais emblemáticos” que o poeta percorreu “com a presença de um guia especializado”. Para participar, inscreva-se aqui.

De 11 a 18 de setembro pode ainda assistir às “Brigadas Bocage – Organizadas pelo Teatro da Garagem”, em que diversos atores irão declamar em vários pontos da freguesia de Santa Maria Maior, poemas de Bocage, “acompanhados por músicos e fadistas”, bem como a uma “Exposição de Caricaturas”, da autoria de Nuno Saraiva que vão estar expostas na Rua Augusta, Rossio e Martim Moniz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório