Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2017
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 19º

Edição

Ilustrador português João Fazenda distinguido em Londres

O ilustrador português João Fazenda foi distinguido pela Association of Illustrators (AOI), de Londres, com um livro de contos tradicionais japoneses, a editar em outubro em Portugal, revelou a organização.

Ilustrador português João Fazenda distinguido em Londres
Notícias ao Minuto

15:20 - 04/09/15 por Lusa

Cultura Ilustração

O autor português, a viver em Londres, foi um dos 16 galardoados na primeira edição dos Prémios Internacionais de Ilustração, criados pela AOI, para reconhecer a ilustração contemporânea em todo o mundo, em diferentes categorias, como literatura, publicidade e design.

João Fazenda foi distinguido pelas ilustrações para o livro 'Densetsu: Histórias do Japão antigo', que reúne contos tradicionais japoneses, traduzidos pela primeira vez para português por M. Takayama, e que a editora abysmo publicará em outubro.

Por esta mesma editora, João Fazenda editou este ano o livro 'Trama', que apresenta desenhos e esboços dispersos, feitos entre 2005 e 2015, alguns dos quais já publicados no blogue do ilustrador.

Entre os 16 premiados da AOI estão, por exemplo, o alemão Olivier Kugler, que venceu na categoria 'Editorial', com uma reportagem ilustrada com retratos de refugiados sírios no Iraque, e o estúdio sul-africano MUTI, pelo trabalho gráfico em torno do imaginário de Júlio Verne.

Em outubro, será lançado um livro com os trabalhos finalistas e os premiados e inaugurará uma exposição na Somerset House, em Londres.

Nascido em Lisboa, em 1979, João Fazenda é ilustrador e autor de banda desenhada, embora o seu trabalho se estenda também à ilustração para imprensa, ao cinema de animação e tenha assinado capas de livros e de discos.

O seu trabalho tem sido amplamente distinguido em Portugal e no estrangeiro, tendo recebido, por exemplo, o Stuart de Imprensa e prémios pela Society Of Newspapers Design.

A banda desenhada 'Tu és a mulher da minha vida, ela é a mulher dos meus sonhos', feita com Pedro Brito, e os livros 'As coisas', de Inês Fonseca Santos, 'O pai mais horrível do mundo', de João Miguel Tavares, 'Fernando Pessoa', de José Jorge Letria, são algumas das obras assinadas por João Fazenda.

Mais recentemente assinou o livro 'Dança' e ilustrou o livro para a infância 'Porque chora o rei?', de Ana Leonor Tenreiro e Pedro Silva Martins.

A AOI, com sede em Londres, é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1973 para promover a ilustração contemporânea, e atribui com regularidade prémios para o que se faz nesta área, no Reino Unido.

Este ano, pela primeira vez, criou um prémio internacional, em parceria com o Directory of Illustration.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório