Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Novas obras de Valter Hugo Mãe e Carol Oates na Porto Editora

Contos inéditos de Valter Hugo Mãe, poesia reeditada de Ruy Cinatti e novas obras de Joyce Carol Oates e Javier Cercas vão ser editados até novembro, anunciou hoje a Porto Editora.

Novas obras de Valter Hugo Mãe e Carol Oates na Porto Editora
Notícias ao Minuto

17:33 - 04/09/15 por Lusa

Cultura Literatura

O grupo editorial apresentou algumas das novidades literárias para os próximos meses, a editar por chancelas como Assírio & Alvim, Livros do Brasil ou Sextante Editora.

No que toca à literatura portuguesa, sairá, por exemplo, 'O último dos colonos', primeiro de dois volumes de memórias de João Afonso, irmão do cantautor José Afonso, e 'Os timorenses', romance de Joana Ruas, que volta a remeter para acontecimentos históricos de Timor-Leste.

Destaque ainda para a chegada às livrarias de poesia de vários autores portugueses, entre inéditos, como 'Óxido', de Gastão Cruz, e compilações, nomeadamente de Luís Quintais e Ruy Cinatti.

Serão também reeditadas obras de Eugénio de Andrade e Sophia de Mello Breyner Andresen, nomeadamente a tradução que fez de 'Hamlet', de Shakespeare, com prefácio de Luís Miguel Cintra, que fará a encenação do texto, este mês, para o Teatro da Cornucópia.

Sairá também o romance histórico 'Do outro lado do mar', de João Pedro Marques.

Entre os mais de 50 títulos apresentados hoje de manhã, em Lisboa, estão 'O selvagem da ópera', do autor brasileiro Rubem Fonseca, Prémio Camões 2003, sobre o compositor Antônio Carlos Gomes, publicado nos anos 1990 e inédito em Portugal.

Nos escaparates estarão também 'Mudwoman', da norte-americana Joyce Carol Oates, de 2012, 'O impostor', do espanhol Javier Cercas, 'O amante japonês', da chilena Isabel Allende, e 'A venturosa história do usbeque mudo', que reúne histórias curtas do também autor chileno Luis Sepúlveda, descrito como um dos mais importantes nomes do catálogo da Porto Editora.

Está garantida também a publicação do policial 'Mercado de inverno', do escocês Philip Kerr, sobre o assassinato de um treinador português, de um clube inglês de futebol.

Na literatura para a infância e juventude, destacam-se 'Sopa de pedra', com texto de Cas Willing e ilustração da mãe, a pintora Paula Rego, a reedição da obra de Luísa Ducla Soares, um novo volume da série 'O estranhão', de Álvaro Magalhães, e a reedição de 'O homem que engoliu a lua', de Mário de Carvalho, agora ilustrado por Pierre Pratt.

A Livros do Brasil, chancela adquirida recentemente pela Porto Editora, tem estado a relançar obras do catálogo - foram já republicados cerca de vinte títulos -, estando previstos uma nova tradução de 'O processo', de Franz Kafka, a recuperação de 'A aldeia' e 'A cidade', os dois primeiros volumes da trilogia do norte-americano William Faulkner, Nobel da Literatura, dedicada aos decadentes Snopes, que se completa com 'A mansão'.

Será igualmente publicado um volume que reúne, pela primeira vez, toda a narrativa de ficção do galês Dylan Tomas, nascido há cem anos, em outubro de 1914.

Com edições apenas em digital, sairão, por exemplo, dois títulos da coleção 'As aventuras de Flauto', de Tomás Borges de Castro, e '12 passos para ser modelo'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório