Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Concerto 'Espírito Radical' abre hoje última edição do Próximo Futuro

O concerto 'Espírito radical', pela Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), abre hoje a última edição do Próximo Futuro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que inclui cinema, teatro, música, debates e exposições.

Concerto 'Espírito Radical' abre hoje última edição do Próximo Futuro
Notícias ao Minuto

07:50 - 04/09/15 por Lusa

Cultura OCP

No concerto, com conceção do programador António Pinto Ribeiro, e do maestro e músico Pedro Carneiro, vão ser interpretadas as peças 'Okho', de Iannis Xenakis, e 'Workers Union', de Louis Andriessen, a partir das 21:30, no grande auditório da fundação, repetindo no sábado, às 19:00.

Esta sétima e última edição, que decorrerá até 15 de setembro, foi ainda desenhada por António Pinto Ribeiro, antes do desentendimento com a fundação, que levou à sua demissão, em abril deste ano.

Na Casa-Arquivo, uma construção temporária no Jardim Gulbenkian, realiza-se o ciclo de curtas e médias metragens, hoje, durante o fim de semana e ainda no dia 11 de setembro, com a exibição, entre outras, das películas 'Muxima', de Alfredo Jaar, e 'Conga Irreversible', de Los Carpinteros.

No Teatro Aberto, no fim de semana e na segunda-feira, é levada à cena a peça 'El loco y la camisa', numa encenação de Nelson Valente, para a companhia argentina de teatro independente Banfield Teatro Ensemble, a primeira das cinco peças de teatro programadas para a quinzena.

Domingo, segunda e terça-feira, no anfiteatro da fundação, vai estar em cena 'Vou lá visitar pastores', uma encenação de Manuel Wiborg a partir da obra do escritor e cineasta angolano Ruy Duarte Carvalho, falecido em 2010.

Nos dois últimos dias - 14 e 15 de setembro - é apresentado, no grande auditório Gulbenkian, 'A circularidade do quadrado', do grego Dimitris Dimitriadis, numa encenação de Dimitris Karantzas.

Lançado em 2009, pela Fundação Calouste Gulbenkian, o programa Próximo Futuro tem como objetivo trazer artistas a Lisboa para cruzar a cultura contemporânea de países africanos, europeus e da América Latina e das Caraíbas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório