Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

O "verão quente" e a "fuga de cérebros" em próximas edições do grupo Bertrand/Círculo

O grupo editorial Bertrand/Círculo destacou hoje a publicação, até ao final do ano, de um livro com conversas secretas sobre Portugal, em 1975, entre o ex-chefe da diplomacia norte-americana Henry Kissinger e o embaixador Frank Carlucci.

O "verão quente" e a "fuga de cérebros" em próximas edições do grupo Bertrand/Círculo
Notícias ao Minuto

20:19 - 03/09/15 por Lusa

Cultura Literatura

À Lusa, fonte editorial destacou ainda uma obra sobre "a fuga de cérebros" de Portugal - ‘Retratos da emigração qualificada portuguesa’ -, outra sobre relações ibéricas, ‘Portugal e Espanha, amores e desamores’, o novo livro de Freitas do Amaral, o novo livro de José Luís Peixoto e uma conversa da atriz Amélia Rey-Colaço com o historiador do teatro Vítor Pavão dos Santos.

A obra ‘1975, o ano que terminou em novembro’, de António Luís Marinho e Mário Carneiro, a editar este mês pela Temas e Debates, "conta o que aconteceu em 1975, através de notícias de imprensa, e inclui a revelação das conversas secretas sobre Portugal entre Henry Kissinger", o então secretário de Estado norte-americano, "e o seu embaixador em Lisboa, Franck Carlucci", disse à Lusa fonte editorial.

Também sobre o ano de 1975 é publicado, pela mesma chancela, de Leonor Xavier, ‘Portugal, tempo de paixão’, uma obra que recolhe cem testemunhos sobre este período.

Desta chancela do grupo, é publicada em setembro ‘Uma história concisa de Portugal’, da historiadora Maria Cândida Proença. Esta edição segue o texto da obra da autora ‘História de Portugal’, em sete volumes ilustrados, publicada pelo Círculo de Leitores.

Pelo Círculo de Leitores (CL) será publicado o último volume da ‘História do corpo’, obra coordenada pelo historiador Alain Corbin, e que conta com uma equipa de 25 investigadores.

Ainda na área historiográfica é editado, em dois volumes, ‘Portugal e Espanha, amores e desamores’, que a editora Guilhermina Gomes, do CL, define como "uma síntese original da relação entre os dois países ibéricos".

Esta obra é coordenada por Artur Teodoro de Matos, João Paulo Oliveira e Costa e Roberto Carneiro, professores na Universidade Católica de Lisboa.

Referenciada como "original e inédita", é publicada no CL uma "análise do relacionamento entre animais e pessoas", numa obra intitulada ‘Animais e companhia na História de Portugal’, coordenada por Isabel e Paulo Drumond Braga.

Pela Quetzal Editores, outra das chancelas do grupo, vai ser publicado, a 06 de novembro, o novo livro de José Luis Peixoto, ‘Em teu ventre’.

Este mês a Quetzal edita ainda ‘O pouco que sobrou de quase nada’, uma antologia poética do também editor livreiro Manuel Alberto Valente, que reorganizou a sua produção desde 1966, incluindo inéditos.

Este mês é igualmente editada uma recolha de textos de Onésimo Teotónio Almeida, ‘Despenteando parágrafos’, e uma obra sobre ‘O lugar de Portugal na Europa’, de Eduardo Paz Ferreira, intitulada ‘Encostados à parede. Crónicas de novos anos de chumbo’.

No que respeita à ficção estrangeira, surgirá, "dentro de dias", a obra que marca a estreia literária da autora de origem ucraniana Katja Petrowskaja, ‘Talvez Esther’, que já foi publicada em 20 países, um livro que retoma a memória da II Guerra Mundial, no qual "segue no encalço da sua família, numa Europa que a guerra e o holocausto fizeram desaparecer", adiantou fonte editorial.

Outras obras previstas são ‘Levantai alto o pau de fileira, carpinteiros’, do norte-americano J.D. Salinger (1919-2010), numa nova tradução de Salvato Telles de Menezes, e, do escritor nigeriano-americano Teju Cole, ‘Todos os dias são bons para roubar’.

Com a chancela da Bertrand, são publicados este mês, entre outros, os títulos ‘O veneno do teatro’, que resulta de conversas de Vítor Pavão dos Santos, distinguido este ano com o Prémio Amália, com a atriz Amélia Rey-Colaço, ‘Problemas no paraíso - O comunismo depois do fim da história’, do filósofo esloveno Slavoj Zizek, e ‘Carta aos escroques da islamofobia que fazem o jogo dos racistas’, que Charb, diretor do semanário Charlie Hebdo concluiu dois dias antes do atentando que o vitimou, em janeiro último.

‘Fuga de Cérebros - Retratos da emigração qualificada portuguesa’, resultante do estudo coordenado por Rui Gomes, da Universidade de Coimbra, é publicado em outubro, tal como uma biografia de D. Afonso III, por Diogo Freitas do Amaral, "autor do êxito editorial 'D. Afonso Henriques'", publicado em 2009.

Entre as obras a publicar pela Pergaminho, destacam-se o novo romance de Augusto Cury, ‘Felicidade roubada’ e ‘Eu Conchita’, a biografia de Conchita Wurst, que, no ano passado, venceu o festival da Eurovisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório