Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Coreografia 'La Chance' leva narrativa de sensações à Culturgest

A coreografia 'La Chance', de Loïc Touzé, resultado de uma reflexão sobre a dança como narrativa rítmica e de sensações, vai ser apresentada no palco da Culturgest, em Lisboa, a 11 e 12 de setembro.

Coreografia 'La Chance' leva narrativa de sensações à Culturgest
Notícias ao Minuto

12:49 - 03/09/15 por Lusa

Cultura Lisboa

A obra foi criada a partir de uma proposta dirigida pelo coreógrafo e bailarino francês, nascido em 1962, que desenvolve atualmente a sua atividade a partir da estrutura artística ORO, em Nantes.

No trabalho de Loïc Touzé, a formação e a circulação da cultura coreográfica têm tido um lugar central, ensinando regularmente em França e noutros países, nomeadamente em Portugal, no Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica (PEPCC) do Fórum Dança.

"As danças que se oferecem umas a seguir às outras são, na realidade, uma mesma dança incessantemente reinventada. É assim, numa espécie de ritual coletivo que precisa da atenção e acompanhamento de cada um, que a dança pode incarnar-se e revelar o que está antes e depois das nossas expectativas", sustenta o artista num texto sobre esta criação.

Os projetos que Loïc Touzé tem realizado em colaboração com artistas do campo coreográfico, da música e das artes visuais, abordam a dança a partir da experiência do próprio intérprete e das operações que executa, ao mergulhar no seu imaginário, abandonar conhecimentos, educação e experiência pessoal.

O trabalho de Loïc Touzé assenta entre "a busca de uma qualidade de movimento e uma ética do olhar implícita na sua exposição".

Criou, entre outras obras, 'Morceau', 'LOVE', 'Ô Montagne' e 'Fanfare', codirigiu os Laboratoires d'Aubervilliers com Yvane Chapuis e François Piron, e trabalhou com os acrobatas da Companhia XY.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório