Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Teatro convoca comunidade para participar em espectáculos

O Teatro de Vila Real convocou hoje a comunidade local para subir ao palco e participar em oficinas, 'workshops' e espetáculos como "O baile" ou um concerto coletivo que se insere no festival Douro Jazz.

Teatro convoca comunidade para participar em espectáculos
Notícias ao Minuto

22:06 - 01/09/15 por Lusa

Cultura Vila Real

O teatro municipal anunciou a programação para os últimos quatro meses do ano e na qual se inclui a 12.ª edição do festival Douro Jazz, que arranca a 21 de setembro e se prolonga até 10 de outubro.

"Fazemos uma forte aposta da ligação à comunidade", afirmou, em conferência de imprensa, a vereadora da cultura da Câmara de Vila Real, Eugénia Almeida.

As iniciativas abertas à comunidade arrancam a 21 de setembro com o "jazz aos montes", um 'workshop' de jazz e improvisação orientado por Filipe Melo e destinado aos músicos da região que vai culminar a 25 de setembro com um concerto coletivo ao género 'big band'.

O teatro lança ainda o desafio a pessoas dos 07 aos 70 anos para participar no espetáculo de dança "O baile", coreografado por Aldara Bizarro, que decorrerá a 31 de outubro.

A ideia é recriar um baile contemporâneo idealizado por cerca de 30 participantes da comunidade, músicos da Banda de Mateus e a equipa artística do projeto.

Quem quiser poderá ainda participar nos ateliês "Com uma perna às costas" e "Bailateca, livros que dançam" e "Monotauro e os minimitos" que vai ensinar dança contemporânea a adolescentes.

Por sua vez, o diretor do teatro, Rui Araújo, destacou a programação do Festival Douro Jazz que traz a Vila Real o britânico Alexander Stewart, bem como ainda Luísa Sobral, João Hasselberg, o Ensamble Super Moderne, que junta oito músicos nortenhos, o sexteto liderado por Desidério Lázaro ou o quarteto de Filipe Teixeira.

Depois, até dezembro a programação geral do teatro inclui ainda o espetáculo "Uma noite na lua", protagonizado pelo brasileiro Gregório Duvivier, ator e fundador do "Porta dos fundos", um dos canais do Youtube com mais visualizações, ainda concertos de David Fonseca e de Miguel Araújo, bem como a peça de teatro "As mentiras que os homens contam", com Almeno Gonçalves, Joaquim Nicolau, Fernando Torrão e António Melo.

A 19 se setembro, o teatro vai ainda acolher um concerto protagonizado pela Banda Sinfónica do Exército e que se insere nas comemorações do Dia do Exército que, este ano, vão decorrer na cidade transmontana.

Entre 13 e 14 de novembro decorre o primeiro Festival de Guitarra em Trás-os-Montes e Alto Douro.

Eugénia Almeida frisou que, nos próximos quatro meses, o teatro se quer também "constituir como uma montra da produção artística da região", abrindo o palco a grupos e companhias locais, como as companhias Urze e Filandorra, o grupo Can Cun ou a Tuna Elétrica da Timpeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório