Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Festival de teatro 100% em português regressa a Matosinhos

O 'Cena Contemporânea de Matosinhos em Português', um festival de teatro e artes performativas 100% em português, regressa de 17 a 30 de setembro ao Cine Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, para uma segunda edição com quatro estreias absolutas.

Festival de teatro 100% em português regressa a Matosinhos
Notícias ao Minuto

11:47 - 01/09/15 por Lusa

Cultura Setembro

Organizado pela Câmara da Matosinhos, o Cena é um festival 100% dedicado à dramaturgia escrita em português e, conforme antecipou a organização à agência Lusa, incluirá participações de Angola, Brasil e Cabo Verde, além de Portugal.

O Cena decorre de 17 a 30 de setembro no Cine Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, e nesta segunda edição haverá quatro estreias absolutas, entre elas um projeto que envolve diferentes dramaturgos que escrevem sobre o mar do seu país e sobre as gentes que nele se aventuram intitulado 'o Mar - Curtas de Cena Portuguesa, Criação Mundo Razoável' e um espetáculo de Né Barros com o nome 'Sol Subterrâneo'.

"Tal como o nome sugere, o 'Cena Contemporânea de Matosinhos em Português' nasce com o intuito de destacar e promover o teatro e as artes performativas em língua portuguesa, nas suas vertentes mais diversas e vanguardistas, assumindo o idioma e os espaços da lusofonia como um motor de diálogo intercultural e de troca de experiências", refere a organização.

Este é um festival "destinado a todos os públicos", que "assume também o propósito de promover a cidade de Matosinhos a nível nacional e internacional".

Durante o Cena haverá espetáculos de teatro, dança, música, documentários, espetáculos de rua, lançamento de livros, encontros entre criadores e oficinas para além de debates sobre novas dramaturgias, a escrita de palco e as políticas de intercâmbio cultural entre os países de Língua Portuguesa.

O concerto de encerramento será da responsabilidade de Manuel Cruz, músico que apresenta Estação de Serviço, "um concerto atípico" no qual o músico se propõe "a misturar passado, presente e aquele que poderá ser um futuro".

Durante todo o festival estará no foyer do teatro a exposição "Rostos Suspensos", com máscaras de Delfim Miranda e textos de João Maria André.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório