Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Grande Prémio Fuso para vídeo sobre hábitos dos portugueses

O vídeo de José Simões "Como comem os Portugueses a Torrada em Pão de Forma" conquistou o Grande Prémio do Fuso - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa 2015, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.

Grande Prémio Fuso para vídeo sobre hábitos dos portugueses
Notícias ao Minuto

18:44 - 31/08/15 por Lusa

Cultura José Simões

A sétima edição do festival encerrou no domingo, depois de ter exibido vídeos de cerca de 70 artistas portugueses e estrangeiros em sete espaços culturais da capital.

O vídeo de dez minutos do artista moçambicano José Simões recebeu o Grande Prémio Aquisição/Fundação EDP, e o Prémio do Público foi atribuído ao vídeo dos artistas portugueses Maciel Santos e João Cruz "Ping Punk King Pong" (2014, 5'42''), segundo a organização.

"...Torrada em Pão de Forma" é o primeiro de uma série de trabalhos do artista José Simões, resultado de uma pesquisa social e antropológica sobre costumes e hábitos dos portugueses, em particular as diferentes maneiras de comer certas gastronomias tradicionais.

"De que maneira o fazemos, hábitos antigos e novos, se comemos no princípio a melhor parte ou guardamos para o fim, e o porquê de ser assim", é explicado no vídeo premiado no concurso do festival, que passará a integrar a coleção de arte da Fundação EDP.

Nascido em Moçambique, em 1975, José Simões é graduado em Artes Plásticas -- Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e dedica-se atualmente ao trabalho audiovisual nas suas vertentes experimentais, documentais e vídeo arte.

Desenvolve projetos relacionados com as áreas da antropologia, psicologia social e cultural, e também na investigação/recolha de significados ("coleta de significados").

Espaços ao ar livre de Lisboa como o claustro do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a praça do Museu da Eletricidade, os jardins do Museu do Chiado, o Museu da Marioneta, a Travessa da Ermida, o Museu Nacional de Arte Antiga e o Carpe Diem Arte e Pesquisa acolheram a exibição das obras, de 25 a 30 de agosto.

Com organização da responsabilidade da Dupla Cena, o festival tem direção geral de António Câmara Manuel e direção artística de Jean-François Chougnet, tendo contado, este ano, com a participação de vários programadores convidados pelo artista Miguel Palma.

Um dos objetivos do Fuso, segundo a organização, é dar a conhecer ao público, não apenas as novas obras de vídeo arte de portugueses e estrangeiros, mas também as problemáticas sociais em que estão envolvidos.

Na edição deste ano foram exibidos vídeos de artistas da América do Norte e do Sul, da Europa e do Médio Oriente, tendo participado, entre outros artistas portugueses, Filipa Nunes, Ana Tecedeiro, Valter Ventura e Albino Guimarães.

Ernesto de Sousa (1921-1988), organizador do primeiro evento de vídeo arte em Portugal, em 1970, foi o arista homenageado nesta sétima edição do Fuso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório