Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Mais de 200 atores e figurantes encenam 'Paixão de Cristo'

Mais de 200 atores e figurantes vão representar no domingo, em Dornes, Ferreira do Zêzere, ‘Círius: Paixão de Cristo’, numa Via Sacra de três quilómetros em cenário natural.

Mais de 200 atores e figurantes encenam 'Paixão de Cristo'
Notícias ao Minuto

23:20 - 26/08/15 por Lusa

Cultura Ferreira do Zêzere

"É um momento alto em termos de atividade cultural e envolvência associativa e popular, sendo que a edição deste ano vai contar com 210 atores e figurantes, com idades entre os 7 e os 85 anos, um número recorde no âmbito desta representação teatral", disse à agência Lusa o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

A representação teatral é inspirada no capítulo da ‘Paixão de Cristo’, ao longo dos 14 cruzeiros da tradicional Via Sacra entre Paio Mendes e Dornes, no distrito de Santarém, num "estando os atores e músicos parados em cenários diferentes", disse Hélio Antunes.

Esta representação teatral teve início em 1999, sendo de caráter anual até 2005, ocasião em que foi decidido realizar o evento cultural apenas de cinco em cinco anos, "por envolver uma logística muito pesada".

A representação, com um investimento global na ordem dos 20 mil euros, conta com encenação de Ana Paula Eusébio e envolve a comunidade local - associações, juntas de freguesias do concelho e Câmara Municipal.

"A recriação vai decorrer durante toda a tarde de domingo e os atores devem representar cerca de 10 a 12 vezes as diversas cenas, de modo a permitir que o público que vai chegando e percorrendo a Via Sacra possa assistir à peça na totalidade", disse o autarca, destacando que o evento cultural "está inserido na estratégia de desenvolvimento de turismo cultural" do concelho de Ferreira do Zêzere, na região do Médio Tejo.

O evento, para onde os visitantes são transportados de autocarro a partir de Dornes, conta também com a exposição multimédia ‘Círius 2015’, na Casa do Peregrino, e disponibiliza, no final da representação teatral, acesso a tasquinhas dinamizadas pelas juntas de freguesia do concelho com petiscos regionais gratuitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório