Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Doze quintas do Dão participam na Festa das Vindimas de Viseu

Doze quintas de cinco concelhos da região do Dão vão este ano abrir as portas para os turistas e outros visitantes durante a Festa das Vindimas de Viseu, que se realizará de 18 a 21 de setembro.

Doze quintas do Dão participam na Festa das Vindimas de Viseu
Notícias ao Minuto

21:43 - 25/08/15 por Lusa

Cultura Turismo

Depois da primeira edição em 2014, com a participação de seis quintas do concelho de Viseu, este ano "a Festa das Vindimas ganha braços", alargando-se a Nelas, Mangualde, Carregal do Sal e Penalva do Castelo, afirmou hoje o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, durante a apresentação do evento.

O autarca frisou que "são já 50 as instituições e as empresas que em 2015 participam deste grande evento", no âmbito de uma estratégia de divulgação da "cidade-região de Viseu e dos vinhos e das paisagens do Dão".

Além das 12 quintas onde será possível ter "experiências reais de vindima", 30 operadores económicos vão participar no Mercado de Vinhos e Lavradores, no Mercado 02 de Maio, e 16 restaurantes na semana enogastronómica.

Na opinião de Almeida Henriques, o alargamento a outros concelhos e a outras quintas é uma das novidades mais importantes da Festa das Vindimas deste ano, "pelas portas que abre para futuro na promoção conjunta" das paisagens vinhateiras e da economia.

"Estamos a lançar as bases de um evento maior e de uma atratividade mais relevante para Viseu e para a região", frisou.

Do programa, o autarca destacou o recuperar de tradições como o baile das vindimas, no dia 18, no Clube de Viseu, e a inovação da primeira maratona fotográfica, dedicada ao tema "Viseu cidade vinhateira", no dia seguinte.

O concerto das vindimas, no dia 19, no adro da Sé, é outro dos pontos altos, com a atuação dos Deolinda, grupo que se inspira nas raízes do fado e da música popular portuguesa.

Na manhã de dia 20, realiza-se a segunda meia maratona do Dão, que integrará o circuito "Running Wonders", ao lado de sítios classificados Património da Humanidade como o Douro Vinhateiro, Coimbra e Évora.

"Depois do desafio lançado pela Câmara de Viseu, vimos que este território tinha tudo para ser já patenteado como Património da Humanidade", justificou Paulo Costa, da organização.

Para além da meia maratona, será organizada uma minimaratona e uma caminhada solidária, revertendo 50% das receitas a favor dos Bombeiros Voluntários de Viseu.

No total, a Festa das Vindimas de Viseu -- que tem o slogan "Viseu e Vinho Dão Festa" - terá 60 horas de programação, em 10 eventos diferentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório