Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Mostra sobre Josefa de Óbidos vista por cerca de 22 mil pessoas

A exposição 'Josefa de Óbidos e a invenção do barroco português', patente desde maio no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, foi visitada por cerca de 22 mil pessoas, foi hoje divulgado.

Mostra sobre Josefa de Óbidos vista por cerca de 22 mil pessoas
Notícias ao Minuto

19:30 - 14/08/15 por Lusa

Cultura Exposição

Segundo o comunicado da produtora de espetáculos Ritmos, que, em parceria com o museu, organizou a mostra, o número total de visitantes é 21.732.

A exposição, que estará patente no museu das Janelas Verdes até 06 de setembro, reúne 130 peças de pintura, escultura e artes decorativas, provenientes de várias instituições, como os museus do Prado, em Madrid, e de Bellas Artes, em Sevilha, assim como do Mosteiro de São Lourenço do Escorial, nos arredores da capital espanhola, além de instituições portuguesas.

A pintora Josefa de Ayala Figueira - mais conhecida por Josefa de Óbidos - nasceu em 1630, em Sevilha, no sul de Espanha, e faleceu em 1684, em Óbidos, com 54 anos.

Josefa criou algumas das imagens mais reconhecíveis da História da Arte portuguesa, e esta exposição, comissariada por Joaquim Oliveira Caetano, Anísio Franco e José Alberto Seabra Carvalho, tem como objetivo "afastar da pintora o mito da artista curiosa, porém provinciana, e apresentá-la como uma mulher emancipada e culta", segundo nota do museu.

"A fé de Josefa reflete a espiritualidade do século XVII e mostra-a como o mais eficaz e reputado expoente do Barroco português no ciclo que se seguiu à Restauração", acrescenta a instituição.

Esta revisitação da obra da artista visa também "mostrar a um novo público as suas pinturas, muitas em coleções privadas, e voltar a interrogar essas obras à luz dos contributos críticos entretanto colhidos, em exposições nacionais e internacionais, onde a presença da pintora foi particularmente forte".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório