Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Festival de Arte Independente "tenta tomar conta da Póvoa de Varzim"

A Póvoa de Varzim recebe pela quarta vez o Philantra - Festival de Arte Independente, que entre 01 e 05 de setembro propõe um "passeio cultural" até vários locais da cidade com atuações de artistas como Pãodemónio, Terraza ou Serushiô.

Festival de Arte Independente "tenta tomar conta da Póvoa de Varzim"
Notícias ao Minuto

12:32 - 07/08/15 por Lusa

Cultura Passeio

Em comunicado de hoje, a organização sublinha que o Philantra quer "dar a conhecer a cidade que o viu nascer", alargando a sua programação a diversos locais da Póvoa de Varzim, como o Cineteatro Garrett, a Biblioteca de Jardim, o largo David Alves, o Passeio Alegre, o Carvalhido, o auditório municipal e da Lota, bem como a cooperativa cultural Filantrópica.

Para um dos membros dos responsáveis, Pedro Galiza, citado na nota informativa, este é um projeto que "tenta tomar conta da cidade da Póvoa de Varzim, oferecendo ao público um roteiro artístico por locais tanto convencionais como alternativos, tentando tomar o máximo de partido possível dos fluxos naturais de deslocação do público".

Entre as várias linguagens a que o festival procura dar relevo encontram-se as artes cénicas e performativas, as artes plásticas e audiovisuais, digitais e multimédia. É, segundo a organização, um "programa diversificado, artística e esteticamente exigente, com eventos e espetáculos para todos os públicos e idades."

O primeiro local de paragem do Philantra, a 01 de setembro, é o Cineteatro Garrett que vai receber uma apresentação de dança, intitulada 'Outro Momento', a cargo da companhia Estúdio B, seguindo-se um concerto do duo musical português Terraza, composto por Ana Lúcia Magalhães, na voz, e Mário Abel Costa, na guitarra.

Nos dias seguintes, o programa abre-se aos restantes espaços, com o cineteatro a receber dois espetáculos teatrais das companhias Porta 27 e Estupendo Inuendo. Quanto à oferta musical, para além dos Terraza, o destaque vai para o concerto dos Pãodemónio.

Em 2013, Fábio Almeida, Nuno Trocado, Ricardo Pinto e Marcelo Rúben Aires formaram os Pãodemónio, um quarteto de 'jazz' contemporâneo que dialoga com outros estilos musicais, como o 'rock', o metal, o 'hip-hop' ou o 'funk'. O disco de estreia, editado em maio de 2014 de forma independente, tem o nome de "Pirraças Pueris".

Também o duo Serushiô, composto por Sérgio Silva (voz e guitarra) e José Vieira (bateria e guitarra), integra a lista de nomes confirmados para a edição de 2015 do Philantra, oferecendo ao público uma conjugação de sonoridades, na qual o rock se alia ao 'blues' e ao 'folk'.

Uma das novidades no cartaz desta edição é a atuação da companhia de circo contemporâneo 'Umpor1', que assenta na "pesquisa artística, procurando desenvolver novas abordagens e nunca esquecendo o virtuosismo e o risco inerente no circo", de acordo com a informação constante na página de Facebook deste projeto.

Este festival anual de arte independente é dinamizado pela cooperativa de cultura Filantrópica em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e conta com o apoio de mecenas individuais e coletivos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório