Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Festival Citemor arranca quinta-feira com futuro "em suspenso"

O festival Citemor realiza em Montemor-o-Velho, entre 06 e 08 de agosto, a sua 37.ª edição, a terceira consecutiva sem "apoios estruturais", com a organização a encarar o evento como um "ato de puro ativismo".

Festival Citemor arranca quinta-feira com futuro "em suspenso"
Notícias ao Minuto

11:50 - 03/08/15 por Lusa

Cultura Montemor-o-Velho

Durante os três dias, vai ser possível ver espetáculos únicos do Teatro do Vestido e de Elena Córdoba e Francisco Camacho produzidos para o Citemor, ou uma peça do Colectivo 84, "Pasolini is me", com a participação dos atores Albano Jerónimo e Ana Bustorff.

O festival, que foi apoiado pelo Estado desde a sua fundação, teve apenas um "apoio pontual" de 25 mil euros nos últimos três anos, sendo a sua realização encarada pela organização como "um ato de puro ativismo", disse à agência Lusa o diretor do Citemor, Armando Valente, considerando que o futuro do projeto "está em suspenso".

"Estamos numa situação muito delicada e difícil", explanou, frisando que, até ao final de 2015, a organização vai refletir sobre a continuidade do Citemor.

A 37.ª edição do festival realiza-se num ambiente de "precariedade absoluta", em que o evento é um "gesto de indignação" e ao mesmo tempo de "esperança", afirmou Armando Valente.

"Não aceitamos a inevitabilidade que nos querem impor", salientou, referindo que "a esperança é decisiva para a capacidade de nos projetarmos no futuro, e temos a responsabilidade de procurar formas alternativas para defender os valores em que acreditamos".

Num comunicado, o Citemor explica ainda que entendeu que a decisão de suspender o festival este ano não deveria ser feita entre a organização e, após, ouvir artistas e companhias, optou por fazer o festival e prolongar para o outono a discussão de "formas concretas para garantir a continuidade" do projeto em 2016.

O evento arranca na quinta-feira, às 22:00, no Teatro Esther de Carvalho, com uma palestra da jornalista e escritora Cláudia Galhós, seguida de uma discussão sobre o percurso do festival.

Na sexta-feira, é apresentado um espetáculo de Elena Córdoba e Francisco Camacho, seguido de "Bairro das Ex-colónias", do Teatro do Vestido, e de "The Horn of Plenty Dress", de Tania Arias.

No último dia, vai ao palco do Teatro Esther de Carvalho o trabalho "Coleção de Amantes", de Raquel André, uma espécie de "antevisão" do que vai acontecer na estreia, em setembro, no Teatro Dona Maria II, e o espetáculo "Pasolini is Me", do Coletivo 84, que conta com a participação dos atores Albano Jerónimo e Ana Bustorff.

O preço do bilhete, como já vem sendo habitual no Citemor, é definido pelo espetador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório