Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Camané, Action Hero e Paulo Ribeiro na programação da Culturgest Lisboa

Um concerto de Camané, uma peça da nova-iorquina Tina Satter e duas dos britânicos Action Hero, uma coreografia de Paulo Ribeiro e a exposição do duo Von Calhau! são destaques da Culturgest Lisboa, para o último quadriénio deste ano.

Camané, Action Hero e Paulo Ribeiro na programação da Culturgest Lisboa
Notícias ao Minuto

16:00 - 29/07/15 por Lusa

Cultura Concerto

Em comunicado, a Culturgest destaca, na sua programação teatral, "uma cara nova, Tina Satter, em outubro, e o regresso de dois conhecidos, [o coletivo] Kassys, em novembro, e Action Hero, em dezembro".

Em outubro sobe à cena "House of dance", da norte-americana Tina Satter, em novembro, "Total eclipse of the heart", dos neerlandeses Kassys, numa encenação de Liesbeth Gritter, e, em dezembro, estão em cartaz duas peças dos Action Zero, "Hoke's bluff" e "Slap talk". Os Action Hero são os artistas britânicos Gemma Paintin e James Stenhouse.

Na dança, em setembro, é apresentado "La chance", a partir de uma proposta dirigida por Loïc Touzé, uma coreografia de Jocelyn Cottencin, com Loup Abramovici, Ondine Cloez, Audrey Gaisan Doncel, Rémy Héritier, Marlene Monteiro Freitas e Carole Perdereau.

Em novembro será a vez de "A festa", uma coreografia e direção de Paulo Ribeiro. No mesmo mês sobe ao palco do grande auditório da Culturgest, em Lisboa, a companhia de dança da coreógrafa norte-americana Trisha Brown, uma das protagonistas da dança contemporânea, que trabalhou com a precursora Martha Graham.

De referir ainda espetáculos que intercetam dança e teatro, designadamente, "E se tudo fosse amarelo?", de Sílvia Real, em setembro, e "Novo" (título provisório), de João de Brito e Yola Pinto, em outubro.

A música, com 12 espetáculos, ocupa a maior parte da programação da Culturgest. Além do fadista Camané, que, em setembro, em dois concertos, apresenta o seu mais recente álbum, "Infinito presente", estão previstas ainda atuações de Oy Division, em outubro, de Maria João e Mário Laginha, em novembro, de António Eustáquio e Carlos Barretto, também em novembro, que, enquanto duo de guitolão e contrabaixo, apresentam o seu álbum de estreia, e o tocador de "oud" e compositor Dhafer Youssef, em dezembro, num concerto em que é acompanhado ao piano por Kristjan Randalu, ao contrabaixo por Phil Donkin e, na percussão, por Ferenc Nemeth.

O ciclo "Isto é Jazz?" apresenta Matte Rasmussen, em setembro, e o quarteto de Joe Morris, em dezembro, enquanto o "Jazz +351" leva, ao pequeno auditório, Nuno Costa Detox, em outubro, e o quarteto de Ricardo Toscano, em novembro.

Em finais de outubro, a Culturgest volta a ser ecrã do Festival Doclisboa, como acontece há mais de uma década, e, em dezembro, são exibidos os filmes premiados no Festival Cinanima.

Em dezembro, está previsto um ciclo dedicado ao realizador e documentarista Alexander Kluge, um dos nomes do Novo Cinema Alemão, das décadas de 1960/1970, conhecido por obras como "Alemanha no outono", "Despedida de ontem" ou o mais recente "NY Ground zero", filmado nas ruínas do World Trade Center, em Nova Iorque. O ciclo é comissariado por Augusto M. Seabra.

O equipamento cultural ao Arco Cego acolherá ainda conferências, com Francisco Frazão, a falar sobre teatro, em setembro, e, em novembro, com Maria José Pereira, que vai apresentar quatro conversas sobre "dinheiro, amor e virtude".

As exposições, em setembro, prosseguem, na galeria 1, com a série de cartazes da mostra "Honey, I rearranged the collection... by artista", e, em outubro, "nenhuma entrada entrem", do Projeto Teatral, uma colaboração entre a Culturgest e o Teatro Maria Matos.

Na galeria 2, com curadoria de Miguel Wandschneider, apresentar-se-ão, de outubro a dezembro, trabalhos da dupla de artistas Marta Ângela e João Alves, que compõem os Von Calhau!.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório