Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Filmes de Laurie Anderson e Atom Egoyan no Festival de Veneza

O filme "Heart of a Dog", de Laurie Anderson, e "Remember", de Atom Egoyan, estão entre os 21 selecionados para competição na 72.ª Mostra Internacional de Cinema de Veneza, que decorrerá de 02 a 12 de setembro, anunciou hoje a organização.

Filmes de Laurie Anderson e Atom Egoyan no Festival de Veneza
Notícias ao Minuto

22:19 - 29/07/15 por Lusa

Cultura Cinema

A lista de filmes foi apresentada durante uma conferência de imprensa em Veneza, na presença de Alberto Barbera, diretor do certame, onde estará este ano em competição, na Secção Semana da Crítica, a primeira longa-metragem do realizador português João Salaviza, intitulada "Montanha".

O realizador francês Bertrand Tavernier irá receber o Leão de Ouro pelo conjunto da carreira, prémio tradicionalmente anunciado antes do início do festival e, no final do certame, serão atribuídos os principais prémios, como o Leão de Ouro para o Melhor Filme e o Leão de Prata para o Melhor Realizador.

Nesta edição da mostra dedicada às artes cinematográficas, o júri será presidido pelo cineasta mexicano Alfonso Cuaron, que dirigiu "Gravidade", e integra, entre outros, o escritor francês Emmanuel Carrère, a atriz alemã Diane Kruger, o realizador de Taiwan Hou Hsiao-hsien, este ano distinguido em Cannes, e o realizador italiano Francesco Munzi.

Em competição estarão ainda os filmes "Sangue Del Mio Sangue", do realizador italiano Marco Bellocchio, distinguido pela primeira vez no certame em 1965 ("I pugni in tasca"), "Frenzy", do turco Emin Alper, "Per Amor Vostro", do italiano Giuseppe Gaudino, "Looking For Grace", de Sue Brooks, "L'Attesa", de Piero Messina, "A Bigger Splash", de Luca Guadagnino, "Equals", de Drake Doremus, "Beasts Of No Nation", de Cary Fukunaga.

"Rabin, The Last Day", de Amos Gitai, "Marguerite", de Xavier Giannoli, "The Endless River", de Oliver Hermanus, "L'Hermine", de Christian Vincent, "Behemoth", de Liang Zhao, "The Danish Girl", de Tom Hooper, o fime de animação "Anomalisa", de Charlie Kaufman, "El Clan", de Pablo Trapero, e "Desde Alla", de Lorenzo Vigas, são outros filmes em competição.

"11 Minutes", do realizador de origem polaca Jerzy Skolimowski, e "Francofonia", do russo Aleksandr Sokurov, também fazem parte dos filmes em competição. Os dois cineastas foram já distinguidos em Veneza - o primeiro, com prémio especial do júri, em 1985 e 2010, respetivamente para "O navio farol" e "Matar para viver"; o segundo com o Leão de Ouro de 2011, atribuído a "Faust".

O filme de abertura da próxima edição do festival - fora de competição - será "Everest", do islandês Baltasar Kormakur, num elenco composto por Jake Gyllenhaal, Josh Brolin, Keira Knightley, que vão tentar atingir o cume da montanha mais alta do mundo. O filme tem estreia prevista, em Portugal, para o final de setembro.

No certame, Martin Scorsese apresentará uma curta-metragem, "The Audition", com a participação do próprio cineasta, e ainda Robert de Niro e Leonardo diCaprio, atores com quem tem trabalhado.

Há uma semana, a organização do festival tinha anunciado os sete filmes selecionados para competir na Semana da Crítica, secção na qual João Salaviza estará ao lado de realizadores como Senem Tuzen (Turquia), Adriano Valerio (Itália) ou Esther May Campbell (Reino Unido).

A Semana da Crítica é uma secção independente do Festival Internacional de Cinema de Veneza, exclusivamente dedicada a revelar primeiras longas-metragens de realizadores de todo o mundo.

Para João Salaviza será a estreia da primeira longa-metragem, finalizada em janeiro deste ano, ao fim de um percurso por curtas-metragens premiadas com a Palma de Ouro em Cannes, como aconteceu com "Arena" (2009), e o Urso de Ouro de Berlim, para "Rafa" (2012).

"Montanha" conta a história de David, um jovem de 14 anos que passa por um momento crucial da vida, forçado a crescer rapidamente, sem fortes referências familiares.

A organização do festival descreve o filme de João Salaviza como "uma joia fascinante e poética, na linha da tradição do mais bem-sucedido cinema português contemporâneo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório