Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Curta-metragem 'A Peça' estreia-se quinta-feira em Lisboa

A curta-metragem 'A Peça', de Bruno Canas, sobre a identidade da luz, estreia-se na quinta-feira, no âmbito da exposição "A Luz de Lisboa", patente no Museu de Lisboa - Torreão Poente, na Praça do Comércio, anunciou hoje a produtora.

Curta-metragem 'A Peça' estreia-se quinta-feira em Lisboa
Notícias ao Minuto

16:43 - 28/07/15 por Lusa

Cultura Produtora

De acordo com a produtora, a OPTEC - Sociedade Ótica Técnica, o novo filme de Bruno Canas foi inteiramente rodado em Lisboa, e estreia-se às 18:30, na Praça do Comércio, no âmbito da exposição "A Luz de Lisboa", promovida pela Câmara Municipal de Lisboa.

"A Peça" é descrito como "um filme reflexão sobre a identidade da própria luz e da sua importância na construção da nossa identidade, no caso, na identidade da cidade de Lisboa".

Ao longo de 15 minutos, decorre uma viagem pela capital, na qual o protagonista, interpretado pelo ator Eduardo Frazão - que nasceu e cresceu em Lisboa - partilha experiências e sentimentos, levando ao espetador "a essência da cidade, a sua luz e a influência que tem na nossa personalidade".

Nas palavras do realizador Bruno Canas, a curta-metragem é "a história de amor entre um buraco negro e uma estrela, que dá uma nova dimensão à vida de Eduardo".

O filme é produzido por Abel Ribeiro Chaves, da OPTEC.

Patente até 20 de dezembro, a exposição "A Luz de Lisboa" é organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, empresa municipal da cidade responsável pela Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

Aborda não só questões científicas sobre as propriedades dessa luz, como faz um percurso sobre a descoberta da presença e da influência da luz de Lisboa em manifestações da arte e da cultura visual, do século XX ao século XXI.

O objetivo é apresentar uma exposição sobre o fenómeno mundialmente reconhecido da luz natural de Lisboa, considerada única e especial, questionando, a nível científico, a especificidade da luz de Lisboa e ajudando a compreender as suas singularidades objetivas e subjetivas.

Comissariada por Ana Eiró, professora de Física e ex-diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, e por Acácio de Almeida, diretor de fotografia no cinema português e estrangeiro, a exposição conta ainda com a parceria do programa Imagens de Marca e com apoio da Fundação EDP, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da Videoteca de Lisboa e do Cinema São Jorge, entre outras instituições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório