Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

'O Desolado' da trilogia de Miguel Gomes estreia-se nas salas francesas

O filme 'O Desolado', segundo volume da trilogia 'As mil e uma noites' de Miguel Gomes, estreia-se na quarta-feira, em França, em 55 salas de cinema do país, anunciou hoje a produtora O Som e a Fúria.

'O Desolado' da trilogia de Miguel Gomes estreia-se nas salas francesas
Notícias ao Minuto

14:40 - 28/07/15 por Lusa

Cultura Filmes

De acordo com a mesma fonte, 'O Inquieto', primeiro volume da trilogia, já levou às salas francesas 35 mil espetadores, em cinco semanas de exibição, e continuará em cartaz em 45 cinemas daquele país.

Em Portugal, o primeiro volume "O Inquieto' irá estrear-se nas salas de cinema a 27 de agosto, seguindo-se 'O Desolado', a 24 de setembro, e, finalmente, 'O Encantado', a 01 de outubro.

Rodado durante um ano, do verão de 2013 ao de 2014, a obra aborda a crise financeira em Portugal, e teve estreia internacional na Quinzena dos Realizadores, no Festival Internacional de Cinema de Cannes, no passado mês de maio, onde foi aclamado pela crítica especializada.

O filme, que adapta de forma livre o modelo do livro 'As mil e uma noites', parte de múltiplas histórias reais que tiveram lugar em Portugal, entre 2013 e 2014, recolhidas por um grupo de jornalistas, de modo a retratar a sociedade portuguesa no meio da crise social e económica.

Em junho último, 'As mil e uma noites' integrou a competição oficial do 62º Sidney Film Festival, conquistando o Sidney Film Prize.

A trilogia já foi apresentada em festivais na Alemanha, Finlândia, República Checa, Israel, Marselha, Nova Zelândia, Polónia, assim como no festival 'Curtas' de Vila do Conde e, nos próximos meses, vai estar no Hiroshima International Film Festival, no Japão, no New York Film Festival, nos Estados Unidos, e no Festival Internacional de Cinema de Valdivia, no Chile.

Entre 2015 e 2016, 'As mil e uma noites' irá estrear nos circuitos comerciais da Roménia, Islândia, Hungria, Espanha, Sérvia, Croácia, Montenegro, Eslovénia, Bósnia, Reino Unido, Irlanda, Estónia, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Grécia, Áustria, Polónia, Lituânia, Brasil, Canadá, México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Austrália, Nova Zelândia e Japão.

Numa entrevista à agência Lusa, em Vila do Conde, no início de julho, Miguel Gomes disse que quis, com 'As mil e uma noites', contrapor a boa ficção ao que considera a "má ficção que é a mentira dos políticos, que fazem de conta que está tudo bem".

"E essa é a má ficção, porque é a ficção que se finge real, que se tenta passar pela real. A boa ficção só pode ser a ficção que se assume como ficção, não quer mentir", disse o realizador do filme que inclui histórias como a dos "Homens de pau feito", na qual são retratadas as negociações do Governo com a troika, com um afrodisíaco pelo meio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório