Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Francisco José Viegas e José Rentes de Carvalho à conversa no Municipal da Guarda

Os escritores Francisco José Viegas (na foto) e José Rentes de Carvalho estão hoje à conversa, a partir das 21:30, no Teatro Municipal da Guarda, no âmbito do projeto 'Viagem literária'.

Francisco José Viegas e José Rentes de Carvalho à conversa no Municipal da Guarda
Notícias ao Minuto

06:42 - 08/07/15 por Lusa

Cultura Literatura

A ‘Viagem literária’ é uma iniciativa do Grupo Porto Editora (GPE), que visa apresentar dois escritores à conversa com o jornalista João Paulo Sacadura, em sessões abertas ao público, que também pode intervir.

Esta é a quarta etapa da ‘Viagem literária’, juntando Francisco José Viegas, que também é editor da Quetzal, e José Rentes de Carvalho, um autor que o autor de ‘Longe de Manaus’ "redescobriu" e cuja obra publicou em Portugal, quando "já gozava de um enorme prestígio e popularidade na Holanda, onde reside durante parte do ano", disse à Lusa fonte do Grupo Porto Editora, que organiza a iniciativa.

José Rentes de Carvalho, de 84 anos, viveu grande parte da sua vida fora de Portugal, depois de ter saído do país, por razões políticas, tendo residido no Brasil, Nova Iorque e Paris, até se fixar em Amesterdão, em 1956.

A sua bibliografia inclui romances, contos, diário, crónica e guias de viagem, como ‘Portugal, een gids voor vrienden’ (‘Portugal, um guia para amigos’), de 1988, que esgotou dez edições.

Francisco José Viegas, de 53 anos, é responsável pela revista Ler, foi diretor da revista Grande Reportagem e colaborou em jornais e revistas, tendo ainda sido autor de vários programas de rádio e televisão. De junho de 2011 a outubro de 2012, exerceu o cargo de secretário de Estado da Cultura, no atual Governo.

Entre outros galardões, o autor foi distinguido com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, em 2005, por ‘Longe de Manaus’.

Depois da etapa na Guarda, a ‘Viagem literária’ ruma Castelo Branco, onde, no dia 01 de agosto, no Cine-Teatro Avenida, conversam os escritores José Eduardo Agualusa e Rosa Montero.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório