Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

'A Estreia', de Reza Hajipour, vence o 48 Hour Film Project Lisboa 2015

A curta-metragem 'A Estreia' venceu o concurso 48 Hour Film Project (48HFP) Lisboa 2015 e vai representar Lisboa em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, no Filmapalooza 2016´, foi hoje anunciado.

'A Estreia', de Reza Hajipour, vence o 48 Hour Film Project Lisboa 2015
Notícias ao Minuto

23:56 - 07/07/15 por Lusa

Cultura Curta

'A Estreia' foi o 'Melhor Filme' dos dez produzidos por equipas "que abraçaram o desafio de fazer uma curta-metragem, num único fim de semana", como se lê no comunicado hoje divulgado pela organização do 48HFP, iniciativa que regressou a Lisboa passados três anos.

Dos dez filmes a concurso, apenas nove foram produzidos a tempo de estrear ao público, no dia 28 de junho, no Cinema São Jorge.

Além de Melhor Filme, 'A Estreia', de Reza Hajipour, venceu em mais quatro categorias - Melhor Argumento, Melhor Acting, Melhor Utilização do Objeto e o Prémio do Público -, o que lhe valeu o lugar no Filmapalooza de 2016, evento que reúne todas as curtas-metragens vencedoras das cidades onde se realiza o 48HFP.

O filme vai competir, entre outros, pelo prémio de Melhor '48 Hour Film' do Ano, podendo ainda ser selecionado para o Short Film Corner, do Festival de Cannes.

Portugal vai ser, pela primeira vez, representado no Filmapalooza por duas curtas-metragens: 'A Estreia' e a vencedora do 48HFP Castelo Branco, a decorrer de 06 a 08 de novembro.

A cerimónia de entrega dos prémios do 48HFP Lisboa 2015 ocorreu hoje, no Musicbox, em Lisboa, evento que destacou outras curtas-metragens do concurso.

‘Enfado’, de Miguel Antunes, foi o 2.º Melhor Filme, além de ter arrecadado os prémios de Melhor Realização, Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Utilização da Frase e Melhor Utilização da Personagem.

O terceiro lugar coube a ‘Uns e Outros’, de Bruno Martins, também responsável pela Melhor Montagem.

O 48HFP consiste na realização de um filme num fim de semana, produção que "tem de incluir três elementos obrigatórios - um objeto, uma frase e uma personagem - que são revelados apenas no arranque da iniciativa". O género da curta-metragem é também sorteado no início do concurso.

Na edição de 2015 do 48HFP Lisboa, o objeto foi uma chave inglesa, a frase ‘Deixa lá ver se percebi’ e a personagem um(a) milionário(a) chamado(a) Filipe(a) Albuquerque.

‘A Estreia’ conta, no elenco, com Pedro e Marta Borges, Telmo Ramalho e António Pedro Cerdeira, e é "uma comédia negra filmada num único plano-sequência, que retrata uma série de acontecimentos estranhos à volta da preparação de uma peça de teatro", referiu o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório