Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Seminário 'Doc's Kingdom' estreia-se a Norte de 20 a 25 de setembro

O seminário internacional sobre cinema documental Doc's Kingdom vai decorrer de 20 a 25 de setembro, em Arcos de Valdevez, na estreia na região Norte do evento, que pretende colocar em diálogo diferentes perspetivas, disse hoje o diretor.

Seminário 'Doc's Kingdom' estreia-se a Norte de 20 a 25 de setembro
Notícias ao Minuto

21:45 - 07/07/15 por Lusa

Cultura Cinema

"O que se procura é sempre entrar um bocado no universo de cada cineasta e, ao mesmo tempo, promover o diálogo entre abordagens muito diferentes. Não defendemos uma ideia de cinema, mas sim o diálogo entre diferentes pontos de vista", disse à Lusa o diretor do evento, Nuno Lisboa.

As inscrições para o Doc's Kingdom, que tem como tema, na sua 12.ª edição e a primeira a Norte, "Todas as Fronteiras", vão ser abertas na quarta-feira, na página do seminário, e estão limitadas a um total de 100 participantes, por ordem de chegada.

O seminário anunciou já a participação do realizador israelita Eyal Sivan e das portuguesas Filipa César e Salomé Lamas, duas cineastas que "arriscam trabalhar nos territórios complexos da história contemporânea, filmando a memória viva no tempo presente e recorrendo a linguagens impuras que desafiam as fronteiras entre o cinema, a arte e a política".

"Haverá surpresas nas próximas semanas, quer do cinema em língua portuguesa quer de territórios menos próximos", disse Nuno Lisboa, realçando que a organização gostaria de contar com a participação de realizadores do mundo árabe.

Adicionalmente, o evento vai ter em foco o documentarista norte-americano Robert Kramer, autor de "Cenas da Luta de Classes em Portugal" (1977) e "Doc's Kingdom" (1988), a "quem o seminário deve o seu nome".

O Doc's Kingdom realiza-se desde 2000, pela mão da Associação pelo Documentário (Apordoc) e tem por objetivo "promover o diálogo entre realizadores consagrados e novos autores, estudantes, críticos e investigadores, estando aberto a todos os interessados independentemente das suas profissões e áreas de formação", pode ler-se no comunicado da organização.

O seminário, que se realizou em Serpa durante a maior parte da sua existência e já passou pelos Açores, antes de chegar a Arcos de Valdevez, tem a particularidade de não divulgar a programação antecipadamente, pelo que os participantes entram na sala de cinema sem saber o que vão ver.

A apresentação da próxima edição do Doc's Kingdom realizou-se hoje, na Casa dos Amigos do Minho, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório