Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Jornalista da agência Lusa António Cotrim ganha prémio Gazeta Fotografia

Jornalistas da Lusa, Visão, Rádio Renascença, Público, SIC e Antena1 e ainda o jornal "Soberania do Povo" e Fernando Paulouro Neves (mérito) são os vencedores dos prémios Gazeta 2014, do Clube de Jornalistas, foi hoje anunciado.

Jornalista da agência Lusa António Cotrim ganha prémio Gazeta Fotografia
Notícias ao Minuto

18:21 - 07/07/15 por Lusa

Cultura Reconhecimento

Uma série de reportagens sobre a presença de Portugal na I Grande Guerra valeram aos jornalistas Manuel Carvalho e Manuel Roberto, do jornal Público, o prémio Gazeta de Imprensa, e uma reportagem sobre uma viagem do grupo coral de Serpa à sede da UNESCO a Paris deu ao jornalista Mário Galego, da Antena1, o prémio de Rádio.

O jornalista António Cotrim, da Agência Lusa, ganhou o prémio Gazeta de Fotografia com a reportagem fotográfica do resgate, por helicóptero, dos corpos de um casal polaco que caiu no Cabo da Roca no verão passado. O júri considerou a foto vencedora como "um bom exemplo de sentido de oportunidade e qualidade de um repórter em serviço".

No prémio Gazeta de Televisão o vencedor foi o jornalista Pedro Coelho, da estação televisiva SIC, pela reportagem "Depois da Fraude", sobre o BPN e a gestão da carteira de dívidas do banco.

No Gazeta Revelação foi distinguida Vânia Maia, da revista Visão, por uma reportagem sobre os estudantes estrangeiros que frequentam universidades portuguesas (programa Erasmus), e o prémio Multimédia foi atribuído a Catarina Santos, da Rádio Renascença, com uma reportagem sobre os imigrantes que tentam chegar à Europa vindos do continente africano.

O júri distinguiu ainda o jornal "Soberania do Povo", de Águeda, fundado em 1879 e que é o semanário mais antigo de Portugal. E com a Gazeta de Mérito ficou Fernando Paulouro Neves, que foi diretor do Jornal do Fundão até final de 2012, jornal onde trabalhou mais de 40 anos.

O júri foi constituído pelos jornalistas Eugénio Alves e Cesário Borga, pelos professores Elisabete Caramelo, Fernando Cascais, Fernando Correia (também jornalista), José Rebelo e Paulo Martins, e pelo crítico de cinema e televisão Jorge Leitão Ramos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório