Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Francisco José Viegas e Rentes de Carvalho à conversa na Guarda

A quarta etapa do projeto "Viagem literária" cumpre-se na próxima quarta-feira, no Teatro Municipal da Guarda, com os escritores Francisco José Viegas e José Rentes de Carvalho, divulgou a Porto Editora.

Francisco José Viegas e Rentes de Carvalho à conversa na Guarda
Notícias ao Minuto

00:02 - 07/07/15 por Lusa

Cultura Viagens

A "Viagem literária" é uma iniciativa do Grupo Porto Editora (GPE), que visa apresentar dois escritores à conversa com o jornalista João Paulo Sacadura, em sessões abertas ao público, que também pode intervir.

O projeto iniciou-se no passado dia 25 de abril, em Bragança, com Luis Sepúlveda e Valter Hugo Mãe e, até setembro do próximo ano, irá percorrer todas as capitais de distrito, excetuando Lisboa e Porto, e as capitais das regiões autónomas.

"Um festival em capítulos", foi como Rui Couceiro, do GPE, definiu a "Viagem literária", acrescentando que "é uma iniciativa democrática, porque é gratuita e também porque é descentralizadora".

Depois de Bragança, a "Viagem literária" fez etapas em Vila Real e Viseu, cidade que contou com Francisco José Viegas, que conversou com o escritor brasileiro José Paulo Cavalcanti Filho.

A etapa da Guarda está marcada para as 21:30 de quarta-feira e, desta feita, Francisco José Viegas, que também é editor da Quetzal, conversa com José Rentes de Carvalho, um autor que "redescobriu" e cuja obra publicou em Portugal, quando "já gozava de um enorme prestígio e popularidade na Holanda, onde reside durante parte do ano", disse à Lusa fonte do GPE.

José Rentes de Carvalho, de 84 anos, viveu grande parte da sua vida fora de Portugal, depois de ter saído do país, por razões políticas, tendo residido no Brasil, Nova Iorque e Paris, até se fixar em Amesterdão, em 1956.

Licenciou-se com uma tese sobre Raul Brandão, na Universidade de Amesterdão, onde foi docente de Literatura Portuguesa, entre 1964 e 1988, ano em que passou a dedicar-se exclusivamente à literatura e a uma regular colaboração com jornais portugueses, brasileiros, belgas e holandeses.

A sua bibliografia inclui romances, contos, diário, crónica e guias de viagem, como "Portugal, een gids voor vrienden" ("Portugal, um guia para amigos"), de 1988, que esgotou dez edições.

"Com os holandeses", publicado originalmente em neerlandês, em 1972, "foi um sucesso editorial na Holanda e marcou a sua estreia no catálogo da Quetzal".

"A amante holandesa", "Os lindos braços da Júlia da Farmácia", "Tempo contado", que venceu o Grande Prémio de Literatura Autobiográfica da Associação Portuguesa de Escritores, em 2012, "Mazagran", obra distinguida com o Grande Prémio de Crónica da Associação Portuguesa de Escritores, em 2013, e "Mentiras & diamantes", desse ano, são alguns dos títulos mais recentes de Rentes de Carvalho.

Francisco José Viegas, de 53 anos, é responsável pela revista Ler, foi diretor da revista Grande Reportagem e colaborou em jornais e revistas, tendo ainda sido autor de vários programas de rádio e televisão. De junho de 2011 a outubro de 2012, exerceu o cargo de secretário de Estado da Cultura, no atual Governo.

Entre outros galardões, o autor foi distinguido com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, em 2005, por "Longe de Manaus".

Da sua obra, entre outros títulos, destacam-se os livros de poesia "Metade da vida", "O puro e o impuro", "Se me comovesse o amor", e os romances "Regresso por um rio", "As duas águas do mar", "Um céu demasiado azul", "O mar em Casablanca", "Um Crime na exposição", "Um crime capital", "Lourenço Marques", "Crime em Ponta Delgada", "Morte no estádio", "O colecionador de erva".

Depois da etapa na Guarda, a "Viagem literária" ruma Castelo Branco, onde, no dia 01 de agosto, no Cine-Teatro Avenida, conversam os escritores José Eduardo Agualusa e Rosa Montero.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório