Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Obras do arquiteto Álvaro Siza em destaque no Museu do Azulejo

Peças de azulejaria criadas por Álvaro Siza Vieira vão estar em destaque a partir de 16 de julho no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, numa exposição dedicada aos objetos desenhados pelo arquiteto portuense.

Obras do arquiteto Álvaro Siza em destaque no Museu do Azulejo
Notícias ao Minuto

13:28 - 06/07/15 por Lusa

Cultura Azulejaria

De acordo com o museu, a exposição, intitulada "A Arte Interior. Siza Vieira e o desenho de objetos", é inaugurada a 16 de julho e abre ao público no dia seguinte.

Um dos elementos chave desta mostra será a presença da azulejaria, "aspeto muitas vezes ignorado da obra do autor e que terá neste espaço um lugar de destaque e a reflexão que merece", sublinha o Museu Nacional do Azulejo (MNAZ).

Iniciado em 2013, o projeto de exposição de objetos criados por Álvaro Siza Vieira pretende dar a conhecer de que modo o arquiteto complementa os espaços que cria e qual a vivência que neles pretende projetar.

Na mostra, além do azulejo, vão estar a cerâmica e o vidro - materiais mais ligados à vocação do museu - mas também móveis, tapeçarias e ourivesaria desenhadas por Álvaro Siza, 82 anos, nascido em Matosinhos, vencedor do Prémio Pritzker em 1992.

O objetivo é revelar ao público o processo criativo dos artefactos, "que não é determinado apenas pelas propriedades físicas da matéria e/ou pela função, mas também como representação de uma cultura imaterial, com os seus valores semânticos e simbólicos".

"Deste modo, evidenciam-se os aspetos fulcrais do desenho e a paisagem interior do universo de Siza Vieira e o modo como, independentemente da matéria ou funcionalidade do objeto, certos princípios são constantes e claramente observáveis", salienta o MNAZ.

Álvaro Siza estabeleceu ateliê no Porto em 1954, onde desenvolveu a sua prática da arquitetura, e dedicou-se também à docência na Universidade daquela cidade, vindo a tornar-se um dos mais destacados arquitetos portugueses e a nível mundial.

Siza tem obras de arquitetura no país, desde o Pavilhão de Portugal (Lisboa), o Bairro da Bouça (Porto), a Igreja de Santa Maria (Marco de Canaveses) e a Piscina das Marés (Leça da Palmeira), da Biblioteca da Universidade de Aveiro.

E em vários outros pontos do mundo, como o edifício da Fundação Iberê Camargo (Brasil), a casa de Oudenbourg (Bélgica), a reitoria da Universidade de Alicante o Edifício Zaida (Espanha).

Álvaro Siza Vieira é o mais premiado dos arquitetos portugueses, tendo sido distinguido, entre outros, com o Prémio Mies van der Rohe da União Europeia (1988), o Praemium Imperiale do Japão (1997), a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects (2009) e o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2012).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório