Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Berliner Ensemble evoca obra de Brecht no Festival de Almada

O Berliner Ensemble, companhia criada pelo dramaturgo alemão Bertold Brecht, atua hoje na 32.ª edição do Festival de Teatro de Almada, sob direção do encenador Manfred Karge, na Escola D. António da Costa.

Berliner Ensemble evoca obra de Brecht no Festival de Almada
Notícias ao Minuto

07:02 - 06/07/15 por Lusa

Cultura Teatro

A peça "E os tempos mudam...", que sobe ao Palco Grande da escola, é composta por poemas de Brecht, musicados por Paul Dessau, Hans Eisler e Kurt Weill - compositores que trabalharam com o dramaturgo -, além Tobias Schwencke, compositor alemão, nascido em 1974.

Manfred Karge encenou o seu primeiro trabalho no Berliner Ensemble, em 1963, quando a célebre companhia fundada pelo dramaturgo Bertolt Brecht e pela sua mulher, a atriz Helene Weigel, em janeiro de 1949, somava perto de 14 anos de atividade.

A companhia alemã apresentou "E os tempos mudam..." em digressão, durante o inverno de 2014, no Théâtre de la Ville. A obra serve de pretexto à passagem em revista das peças de Brecht com canções, poemas, baladas e coros, traçando, com nove atores/cantores e cinco músicos, um percurso teatral, lírico e musical, do percurso criativo do dramaturgo, como refere o programa do certame.

Esta peça - "E os tempos mudam...", uma citação da "Canção de Moldau", que a Companhia de Teatro de Almada apresentou num recital de Brecht, com traduções de Yvette Centeno - propõe assim uma viagem à vivência poética do dramaturgo e encenador alemão, desde a juventude até à maturidade, passando pela revolta e acompanhamento políticos.

"Sé de un lugar" (Sei de um lugar), texto e encenação de Iván Morales, e "Última transmisión" (Última transmissão), de Enrique e Yeray Bazo, com encenação de Diego Palacio Enríquez, são as peças de novíssimo teatro espanhol a apresentar hoje, também, na sociedade recreativa Incrível Almadense e no Fórum Romeu Correia, respetivamente.

Hoje, há ainda a assinalar um encontro sobre "Hamlet", na espalnada da Escola D. António da Costa, que contará com o encenador Luís Miguel Cintra.

A encenação do clássico de Shakespeare, pelo responsável do Teatro da Cornucópia, teve estreia no domingo, no âmbito do festival, e terá nova representação na terça-feira, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.

A 32.ª edição do Festival decorre até 18 de julho e prevê a representação de 54 peças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório