Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Miguel Gomes percebe o porquê de não existirem mais cineastas

O realizador Miguel Gomes disse hoje compreender agora por que razão não há mais cineastas a fazer filmes como "As Mil e Uma Noites", uma obra com mais de seis horas em que "toda a experiência foi massiva".

Miguel Gomes percebe o porquê de não existirem mais cineastas
Notícias ao Minuto

20:44 - 05/07/15 por Lusa

Cultura Entrevista

"Devo dizer que a experiência de fazer este filme não foi fácil, foi um bocado cansativa. Agora percebo porque é que não há muita gente a fazer este tipo de coisas, isto não é bom para ninguém", afirmou em entrevista à Lusa o realizador que apresentou o seu mais recente filme pela primeira vez em Portugal este fim de semana, no âmbito do festival internacional Curtas de Vila do Conde.

Miguel Gomes disse que foram "quase dois anos a fazer o filme, em que se trabalhava quase todos os dias" para completar uma obra que ficou pronta "na véspera do festival de Cannes".

"Em Cannes normalmente um realizador apresenta o filme, faz uma festa, bebe uns copos, no dia seguinte está de ressaca e apanha o avião. Aqui não. Aqui era de dois em dois dias que o filme continuava, portanto toda a experiência deste filme foi massiva", referiu o realizador que prevê que a sua vida, "nos próximos meses, vai continuar a passar muito por este filme".

O realizador de 43 anos disse que o que o move enquanto tal "verdadeiramente é o desejo, o desejo de filmar qualquer coisa, de fazer um filme, mas de fazer um filme concreto, com determinados personagens ou passado num determinado lugar".

Neste momento, já com "vários projetos, várias ideias" e até "vários desejos", Miguel Gomes não está ainda "numa fase em que consiga sair deste caos que está a ser gerado pela promoção deste filme" e que lhe permita escolher qual o projeto que quer fazer a seguir.

"Às vezes, há semanas em que penso que é um, na semana seguinte penso que é outro, provavelmente vai ser uma fusão de dois ou três desses projetos", disse o realizador, que acredita que vai "continuar a ter a possibilidade de financiar um filme com a maior parte do dinheiro fora de Portugal, como foi o caso aqui".

Premiado no festival de Sidney e aclamado pela crítica no festival de Cannes, onde integrou a Quinzena dos Realizadores, "As Mil e Uma Noites" vai ter a sua estreia em Portugal com o primeiro volume intitulado "O Inquieto" a 27 de agosto.

O segundo volume, de nome "O Desolado", tem a estreia prevista para 24 de setembro, enquanto "O Encantado" está marcado para 01 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório