Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Curtas de Vila do Conde arrancam hoje

O festival internacional de cinema Curtas de Vila do Conde inicia-se hoje, com a antestreia nacional do mais recente filme de Miguel Gomes, ‘As Mil e Uma Noites’, num programa que conta com 221 filmes.

Curtas de Vila do Conde arrancam hoje
Notícias ao Minuto

18:27 - 04/07/15 por Lusa

Cultura Cinema

Realizador ligado ao festival vila-condense há anos, onde já foi premiado, Miguel Gomes apresenta, durante a tarde de hoje, o primeiro volume do filme dividido em três partes, sendo o segundo tomo exibido às 21:30 de hoje e o terceiro, à mesma hora, no domingo.

"O realizador estará no festival juntamente com o elenco do filme, composto por Rogério Samora, Gonçalo Waddington, Adriano Luz, Teresa Madruga, Américo Silva, Crista Alfaiate, João Pedro Benárd, Joana de Verona, entre outros. Esta será também a primeira vez que grande parte da equipa assistirá ao filme", referiu a organização do festival em comunicado.

Também hoje tem início a secção dedicada ao público mais jovem, com a exibição de "A Ovelha Choné", às 15:00.

O 23.º Curtas vai decorrer até domingo 12 de julho, e terá, na competição nacional, nomes como Sandro Aguilar, Salomé Lamas, Filipa César, Jorge Quintela, João Rosas, Basil da Cunha e Luís Alves de Matos.

Do lado internacional, a competição inclui realizadores como Virgil Widrich, Bill Plympton, Antonin Peretjatko, Kleber Mendonça Filho e Sergei Loznitsa.

Na conferência de imprensa de apresentação da programação do Curtas deste ano, o membro da direção Nuno Rodrigues disse que a organização espera ultrapassar os cerca de 23 mil espetadores que atingiram em 2014, contando para isso com um evento com 212 curtas-metragens, nove longas, cinco concertos e 11 exposições, entre outros momentos de programação.

O também organizador Mário Micaelo realçou, na altura, que contam esgotar vários espetáculos da secção Stereo, como o concerto dos Lambchop, que vai decorrer a par de um projeto inédito do cineasta Bill Morrison, a partir de filmes mudos portugueses, intitulado ‘Sonho de um Estivador’.

O organizador lembrou que é também possível adquirir bilhetes através da Internet, frisando que "o 23.º Curtas de Vila do Conde é também um pequeno festival de música".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório