Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Prémios Internacionais Terras sem Sombra são hoje entregues

Os Prémios Internacionais Terras sem Sombra são hoje entregues a Ismael de la Cuesta, na área da Música, ao Centro Nacional de Cultura, em Património, e ao programa World Wide Fund for Nature-Mediterrâneo, em Biodiversidade.

Prémios Internacionais Terras sem Sombra são hoje entregues
Notícias ao Minuto

06:20 - 04/07/15 por Lusa

Cultura Sines

Os prémios são entregues hoje, pelas 17:00, no Centro de Artes de Sines, numa cerimónia presidida pelo duque de Noto, Pedro de Borbón-Duas Sicílias.

Ismael Fernández de la Cuesta, ex-diretor da Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, em Espanha, é musicólogo e "intérprete reconhecido internacionalmente, com bibliografia extensa, em particular sobre o canto gregoriano e a música medieval", disse à Lusa o diretor-geral do Festival, José António Falcão.

O distinguido, de 75 anos, é especialista em canto gregoriano, doutorado em Teologia pela Universidade Católica de Angers, em França, foi, até 2011, catedrático de Gregoriano no Real Conservatório Superior de Música de Madrid, e presidiu à Sociedade Espanhola de Musicologia, da qual é membro perpétuo. Em 1980 publicou a obra completa dos trovadores occitanos, "Las cançons dels trobadors".

O Centro Nacional de Cultura celebra 70 anos e é distinguido "considerando os muito notáveis serviços prestados à causa patrimonial, no país e no estrangeiro", disse José António Falcão.

O World Wide Fund for Nature (WWF), uma organização não-governamental, fundada em 1961, intervém em Portugal desde 1995, tendo estado envolvido na constituição do Parque Natural do Vale do Guadiana. Em 1999, lançou a iniciativa "Um cordão verde para o sul de Portugal", um "projeto de referência na área da conservação de ecossistemas prioritários", segundo a mesma fonte.

Em 2004, no âmbito do Programa Sobreiro, que visa a proteção, recuperação e gestão dos montados de sobreiro no Mediterrâneo, o WWF constituiu uma equipa permanente para Portugal.

No domingo pelas 13:00, também em Sines, e no âmbito encerramento do festival, o "chef" espanhol César Martín, apresenta uma ementa ibérica com ingredientes alentejanos.

O Festival, organizado pela diocese de Beja, iniciou-se em março passado e apresentou uma programação em oito concelhos baixo-alentejanos, aos quais assistiram 8.258 pessoas, e contou ainda com 1.063 voluntários que participaram em ações "probiodiversidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório