Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Gouveia comemora centenário do nascimento de Vergílio Ferreira

A Câmara Municipal de Gouveia anunciou hoje que vai comemorar o centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira (1916-2016), natural de Melo, naquele concelho, com a realização de várias atividades ao longo de 2016.

Gouveia comemora centenário do nascimento de Vergílio Ferreira
Notícias ao Minuto

10:22 - 02/07/15 por Lusa

Cultura Escritores

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, as comemorações terão início oficial a 28 de janeiro de 2016, data da celebração dos cem anos do nascimento do escritor, e encerram em 2017, no mesmo dia e mês.

O programa inclui exposições, colóquios, música, teatro, exibição de filmes, a reedição de obras literárias e a apresentação do "Roteiro Vergiliano - Melo e a 'aldeia eterna' de Vergílio Ferreira", entre outros momentos.

O município de Gouveia refere, em comunicado enviado à agência Lusa, que com as atividades agendadas pretende "honrar e continuar a divulgar o singular legado de Vergílio Ferreira na literatura e cultura portuguesas".

As comemorações arrancam no dia 28 de janeiro de 2016 com a inauguração da exposição 'Vergílio Ferreira - Os Caminhos da Escrita', no Museu Abel Manta, a emissão de um postal alusivo ao centenário e a reposição do busto do escritor na Praça de São Pedro, no centro da cidade de Gouveia, na Serra da Estrela.

No dia 30 de janeiro será realizada uma jornada de evocação da vida e obra do escritor, onde "diversas personalidades que conviveram com o autor de 'Aparição' serão convidadas a apresentar o amigo, o escritor, o intelectual e o professor", segundo a autarquia.

De 19 a 21 de maio será realizado um colóquio internacional sobre 'Vergílio Ferreira e o Apelo Invencível da Arte de Pensar'.

Para o dia 12 de agosto de 2016 está agendada a apresentação do "Roteiro Vergiliano - Melo e a 'aldeia eterna' de Vergílio Ferreira", que pretende dar a conhecer "alguns lugares da aldeia natal do autor que inspiraram a construção do palco principal de quase todos os seus romances e narrativas breves".

O encerramento das comemorações do centenário do nascimento do escritor terá lugar no dia 28 de janeiro de 2017 com uma palestra sobre o roteiro vergiliano e o espólio bibliográfico da Sala Vergílio Ferreira (Gouveia), anunciam também os promotores.

No âmbito da iniciativa, o município de Gouveia, no distrito da Guarda, anuncia que também criou uma página na internet (www.vergilioferreira.pt) que é inteiramente dedicada a Vergílio Ferreira.

O autor de 'Manhã Submersa' nasceu na aldeia de Melo, Gouveia, a 28 de janeiro de 1916, e morreu a 01 de março de 1996.

A Câmara Municipal de Gouveia lembra que o escritor é considerado "um dos maiores romancistas da literatura de língua portuguesa" e autor "de alguns dos títulos que marcaram a paisagem da ficção nacional da segunda metade do século XX, tais como: 'Aparição', 'Alegria Breve', 'Nítido Nulo' e 'Para Sempre'".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório