Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Festival de Jazz anima cidade de Viseu de 21 a 26 de julho

A cidade de Viseu vai ser animada entre os dias 21 e 26 pelo terceiro Festival de Jazz, hoje apresentado e que este ano ganha uma maior dimensão internacional.

Festival de Jazz anima cidade de Viseu de 21 a 26 de julho
Notícias ao Minuto

23:30 - 01/07/15 por Lusa

Cultura Música

"O ano passado foi a primeira vez que internacionalizámos o festival, com a vinda do projeto do Troy Miller e dos músicos que tocavam na banda da Amy Winehouse. Este ano, temos três concertos com pessoas internacionais", avançou Ana Bento, da Gira Sol Azul, que organiza o festival.

O pianista britânico Jason Rebello (que já fez parte da banda de Sting), acompanhado pela voz de Joy Rose, o trompetista londrino Freddie Gavita (músico residente do Ronnie Scott's Club) e o multi-instrumentista francês Christophe Cravero (que tocou ao lado do baterista Billy Cobham) vão passar pelo Grande Palco, no Parque Aquilino Ribeiro.

No Palco After Hours, no Mercado 02 de Maio, estarão alguns daqueles que são considerados os melhores nomes da música nacional atual, quer na área do jazz, quer como colaboradores de músicos e grupos nacionais da pop, rock ou fado, como Hitchpop, Bruno Macedo Quarteto e Evyl.

O festival arranca no dia 21, com um concerto intimista do duo Azul Espiga (Alberto Rodrigues no piano e Ricardo Augusto na voz e acordeão) no Museu Grão Vasco.

Ana Bento explicou que, apesar de ter o jazz como mote, este festival "é um encontro e uma mistura em termos musicais", com uma grande diversidade de projetos.

O cartaz apresenta uma espécie de pregão -- "Que jazz é este?" - para "ficar essa pergunta no ar e as pessoas se questionarem, porque há tanto dentro da música e tanto dentro do jazz que se pode chegar a muitos lados", acrescentou.

Segundo Ana Bento, o festival mantém os objetivos de "divulgar a música de qualidade, quer em termos profissionais, quer projetos amadores de qualidade", e de apostar na formação.

Vários projetos paralelos tornam este "um festival diferente", referiu, destacando a Rádio Rossio, inspirada num senhor de Ílhavo que aos domingos à tarde "se plantava na praça com o seu material de grafonolas, discos e microfone para fazer uma locução ao vivo para quem quisesse, ao vivo".

"Vamos pegar nessa ideia e disponibilizar uma rádio no Rossio que tem uma cabine criada propositadamente pelo Tiago Lopes e pelo Luís Seixas onde vão estar, ao longo de cinco dias, cinco locutores a fazer um programa de rádio, com conteúdos bastante diferentes", explicou.

A exposição/jogo "Que orquestra é esta?", concebida por Ana Seia de Matos, é outro dos projetos destacados, baseado na história da Orquestra Cine Jazz de Viseu, que teve o seu apogeu entre os anos 40 e 60 do século XX.

"Contactei alguns lojistas da Rua Formosa e da Rua Direita e o Clube de Viseu, onde as pessoas poderão encontrar pedacinhos da história desta orquestra", explicou Ana Seia de Matos.

Segundo a artista, vai estar disponível da Rádio Rossio "um mapa que terá assinalados os vários pontos que contêm a história" e que cada lojista marcará de forma a validar a visita das pessoas.

No final, as pessoas "voltam à Rádio Rossio e levantam um brinde se completarem o percurso", acrescentou.

Joaquim Rodrigues, da organização, frisou que, apesar de este ser o terceiro festival, a Gira Sol Azul vai já no seu 7.º Workshop de Jazz.

"Tudo partiu da formação, tem de estar sempre presente, é a raiz do nosso trabalho", frisou.

O 7.º Workshop de Jazz integra, por exemplo, um momento dedicado a músicos e estudantes de música com experiência (dirigido por Xosé Miguelez) e outro a instrumentistas de sopro da região (dirigido por João Martins).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório