Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Teatro Académico Gil Vicente cria Centro de Dramaturgia Contemporânea

O diretor do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) de Coimbra apresentou hoje o Centro de Dramaturgia Contemporânea, que pretende promover o conhecimento, a formação, a reflexão teórica e a análise crítica das artes performativas na contemporaneidade.

Teatro Académico Gil Vicente cria Centro de Dramaturgia Contemporânea
Notícias ao Minuto

23:53 - 30/06/15 por Lusa

Cultura Coimbra

"O centro pretende construir um arquivo disponível pela Internet para um público vasto, alargado, que ultrapassa as fronteiras do TAGV. Pretende ser um centro de recursos, de reflexão e de edição focado nas artes performativas em Portugal", explicou à agência Lusa Fernando Matos de Oliveira.

O Centro de Dramaturgia Contemporânea resulta de uma parceria entre o TAGV, o Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX (CEIS20).

Segundo o diretor do TAGV, o projeto desenvolve-se "numa série de linhas editoriais, entrevistas de referência a artistas e criadores contemporâneos portugueses e estrangeiros" e tem um conjunto de atividades associadas, desde formação complementar, atividades de divulgação e de apresentação de criações contemporâneas.

"Inclui também um projeto de documentação, que vai construir conteúdos progressivamente que deem conta da criação contemporânea e da relação com a memória do nosso tempo, indexando documentos, práticas, grupos e companhias", frisou.

Para o especialista em estudos teatrais e de performance, "um centro de dramaturgia supõe uma relação crítica com o presente, o nosso tempo e a criação contemporânea".

"No seu todo, o que pretendemos é que agregue as diversas áreas de intervenção do TAGV e possa ter e desempenhar um lugar decisivo naquilo que é a formação artística na Universidade de Coimbra, que é algo que aconteceu e se transformou profundamente ao longo dos últimos 10 anos", sublinhou Fernando Matos de Oliveira.

O docente universitário considera que o Centro de Dramartugia Contemporânea também dá conta "da deslocação do lugar tradicional da Universidade de Coimbra para o acolhimento progressivo do ensino artístico, em cursos de 'design' e multimédia, estudos artísticos, de arte contemporânea, de história de arte, envolvendo várias disciplinas artísticas".

No futuro, acrescentou, "nós queremos acrescentar e incluir outros parceiros, nomeadamente da cidade de Coimbra, que tenham a ver com grupos de criação ou com outros projetos na área da cultura, que possam dar mais força e mais centralidade ao Centro de Dramaturgia Contemporânea.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório