Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Cinema ao ar livre e artes circenses marcam verão cultural

Cinema ao livre, artes circenses e músicas do mundo vão invadir a cidade das Caldas da Rainha durante dois meses, no âmbito da animação de verão promovida pela Câmara Municipal local.

Cinema ao ar livre e artes circenses marcam verão cultural
Notícias ao Minuto

18:19 - 29/06/15 por Lusa

Cultura Caldas da Rainha

O programa "Caldas Anima" arranca na próxima sexta-feira, dia 03 de julho, com o passeio de um marimbondo gigante e da sua tartaruga de dois metros pelas ruas da cidade onde, segundo a vereadora da Cultura, Conceição Pereira, "durante dois meses não faltará animação".

O espetáculo, interpretado por um grupo belga, será a primeira de várias criações internacionais a apresentar nas ruas da cidade, que este ano volta a apostar na arte circense, que chegará de países como Espanha, Brasil, Estados Unidos da América e Alemanha.

A novidade deste ano serão as sessões de cinema ao ar livre, agendadas para a praça da animação (no exterior do Centro Cultural e de Congressos), com o objetivo de "aproximar as pessoas do cinema e captar novos públicos", disse à Lusa o diretor daquele espaço, Carlos Mota.

As sessões têm início a 12 de julho, com "OUTUBRO/NOVEMBRO", de Götz Spielmann, seguindo-se ""É difícil ser um deus", de Aleksey German (24 de julho), "Curtas Austríacas" (06 de agosto) e "Pixadores e gueros" (23 de agosto).

Na música, o destaque recai nos espetáculos de Cuca Roseta, que a 03 de julho leva ao palco os sons do mais recente disco, "Riû" e, a 08 de agosto, "Trovas & canções", um espetáculo inédito que reúne três gerações de atores, poetas e cantores, entre os quais Ruy de Carvalho e alguns dos seus descendentes.

A este somar-se-ão concertos de orquestras da região, formações de jazz e música do oriente, interpretada pela cantora turca Ozlem Bulut, vencedora do Prémio MIA, em 2013.

Teatro de marionetas, workshops de pintura facial, mercados (vintage e de ervas aromáticas, entre outros) e a Exposição Internacional de Aguarela (do grupo de aguarelistas bascos) completam o programa em que a autarquia investiu este ano mais de 20 mil euros.

Integrado no Caldas Anima, mas com uma programação própria, terá lugar de 07 a 16 de agosto a Exportur'2015, evento que transforma o pavilhão da Expoeste num mega restaurante com 2.400 lugares, dinamizado pelas freguesias do concelho e que atrai anualmente cerca de 200 mil visitantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório