Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Romance "Volfrâmio" inspira espetáculo que estreia sexta-feira

O romance "Volfrâmio", de Aquilino Ribeiro, serviu de inspiração a um espetáculo que revisita a ruralidade do interior de Portugal nas décadas de 30 e 40 e que se estreia sexta-feira à noite, em Viseu.

Romance "Volfrâmio" inspira espetáculo que estreia sexta-feira
Notícias ao Minuto

20:33 - 24/06/15 por Lusa

Cultura Viseu

"Volfrâmio -- cenas de uma aldeia de camponeses-mineiros" é o nome do espetáculo produzido pelo Projeto OFF/Associação AFTA, hoje apresentado no jardim do Solar do Vinho do Dão, onde acontecerá a estreia.

O espetáculo, que terá música ao vivo de Ana Bento, tem um elenco de 17 atores e músicos e foi criado para ser apresentado ao ar livre, em espaços rurais, habitados, desabitados e mesmo agrestes, de forma a valorizar o património natural e arquitetónico da região.

A diretora artística, Sónia Barbosa, explicou aos jornalistas que este espetáculo "partiu do território, da natureza, das aldeias e da relação ainda muito genuína com o território" e chegou a Aquilino Ribeiro.

Depois de tomada a decisão de trabalhar sobre o território, Sónia Barbosa começou a pensar no texto que poderia escolher e "muito rapidamente" se decidiu pelo escritor.

"Faz todo o sentido nesta região, faz todo o sentido literariamente. Daí para o 'Volfrâmio' também foi um saltinho, porque percebemos que as minas estavam associadas a toda a região", explicou.

Na sua opinião, o texto do romance "recupera uma memória coletiva de um tempo incrível", relativamente ao qual "há muita coisa a explorar".

"É um tempo apaixonante do ponto de vista criativo, porque aconteceu aqui uma revolução. Toda a gente de repente era mineira, toda a gente ia com a picareta escavar nas terras", frisou.

Sónia Barbosa avançou que será abordado o facto de ingleses e alemães explorarem minas vizinhas: "Conviviam, estavam na mesma pensão, faziam a mesma vida social, para extrair o volfrâmio que ia para o armamento, para depois se matarem uns aos outros na guerra. É uma ironia muito aquiliniana".

O espetáculo ficará em digressão durante o verão, em espaços ao ar livre. No entanto, já está preparada uma versão para palco, para que possa continuar durante o inverno em espaços fechados.

O espetáculo contou com financiamento municipal, através do programa de apoio à cultura e à criatividade Viseu Terceiro.

A vereadora da Cultura, Odete Paiva, contou que, "desde o início, o júri achou este projeto extremamente interessante porque ele previa itinerância".

"Procuraram, no concelho todo, os sítios mais interessantes para apresentarem este espetáculo. Sei que procuraram o melhor enquadramento, valorizar o que em cada freguesia havia de mais bonito para este cenário, portanto, este projeto já saiu garantidamente da cidade e isto é uma mais valia que ele tem", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório