Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Zambujo e Carminho dividem palco nos 450 anos do Rio de Janeiro

Os cantores António Zambujo e Carminho são a grande atração do "Festival Portugal no Rio", iniciativa da Fundação Luso-Brasileira, em parceria com o Comité Rio450, para comemorar os 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro.

Zambujo e Carminho dividem palco nos 450 anos do Rio de Janeiro
Notícias ao Minuto

21:20 - 30/05/15 por Lusa

Cultura Comemoração

Os dois artistas, que nunca se apresentaram juntos durante as suas carreiras, farão um espetáculo no dia 20 de junho, às 22:00, no Teatro Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

A fadista Carminho é bem conhecida do público brasileiro. Em 2013 participou na abertura do carnaval do Recife, em Pernambuco, e os seus espetáculos têm sempre lotação esgotada no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O último espetáculo de Carminho no Rio de Janeiro foi em abril, para o lançamento do álbum "Canto", no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo.

Já o cantor e compositor António Zambujo tem uma história de relação com o Brasil mais antiga, com apresentações em palcos nacionais desde o ano de 2009. Também no mês de abril teve um concerto no Rio para lançamento do seu novo disco "Rua da Emenda".

O compositor Rodrigo Leão, acompanhado da Orquestra Sinfónica Brasileira, vai fazer uma apresentação no dia 14 de junho, às 11:30, e dia 12 de junho, às 21:30, com a sua banda, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro.

O festival Portugal no Rio conta ainda, na programação, com uma exposição, Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca, com abertura dia 11 de junho no Museu Histórico Nacional.

A mostra ficará em cartaz até o dia 1 de agosto.

Um outro grande presente para a cidade será a ida de um conjunto de calceteiros para o Rio de Janeiro, para realizarem uma obra de colocação de calçada portuguesa na área do Porto, zona da cidade que está a ser alvo de reabilitação.

O grupo de profissionais iniciará esse trabalho no dia 11 de junho. Haverá, também, um seminário sobre calçada portuguesa no Museu Histórico Nacional, dia 23 de junho, e oficinas de formação para aprendizagem do ofício de calceteiro, no Palácio de São Clemente, em Botafogo, de 15 de junho a 13 de julho.

A calçada portuguesa foi introduzida nos pavimentos da cidade do Rio de Janeiro pelo prefeito Pereira Passos, no início do século XX e, hoje, constitui uma marca turística da cidade.

A calçada portuguesa pode ser encontrada à beira-mar, nas praias de Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon e na Barra da Tijuca, no Centro do Rio e na Zona Norte, no bairro de Vila Isabel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório