Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

'As aventuras de Pinóquio' vão ter uma nova edição

Mais de cem anos depois da primeira edição, as peripécias de um boneco de madeira que se transforma num rapaz de verdade, escritas por Carlo Collodi, são reeditadas em Portugal no livro "As aventuras de Pinóquio", ilustrado por Roberto Innocenti.

'As aventuras de Pinóquio' vão ter uma nova edição
Notícias ao Minuto

12:40 - 30/05/15 por Lusa

Cultura Livros

Com selo da Kalandraka e traduzido por Simonetta Neto, esta edição de grande formato foi publicada originalmente em 2005, pela Creative Company, e recebeu vários prémios, nomeadamente pela ilustração do italiano Roberto Innocenti.

"As aventuras de Pinóquio" constituem a obra mais conhecida de Carlo Collodi, pseudónimo do jornalista e escritor italiano Carlo Lorenzini, que começou por editar as aventuras em capítulos, numa publicação para crianças em 1881. Saiu em livro em 1883.

Considerado um clássico da literatura para os mais novos, o livro foi adaptado para um filme de animação pelos estúdios Disney, nos anos 1940, popularizando-se para lá do que Collodi escreveu.

"As aventuras de Pinóquio" relatam as peripécias e desventuras de um boneco esculpido num pedaço de madeira encantada por um carpinteiro que queria ter um filho.

Pinóquio representa a figura da criança malcomportada, irrequieta e egoísta, que desafia os pais e se mete em sarilhos, passando por várias situações difíceis até lhe ser reconhecido o bom coração e se transformar, na história, num humano.

A obra, que já teve várias edições em Portugal, ilustradas, por exemplo, por Manuela Bacelar (Caminho) e Susana Oliveira (Relógio d'Água), surge nesta edição da Kalandraka com ilustrações mais direccionadas para um público adulto, de traço hiper-realista e de grande detalhe, com ambientes soturnos e cinzentos.

Roberto Innocenti, 75 anos, nascido em Florença - tal como Collodi -, já recebeu alguns dos mais importantes prémios internacionais, nomeadamente o Hans Christian Andersen, a Kate Greenaway Medal e a Medalha de Prata da Sociedade de Ilustradores de Nova Iorque.

Em Portugal, o ilustrador tem publicadas as obras "A menina de vermelho", "A história de Erika", "A casa" e "Uma canção de natal".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório