Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Exposições assinalam centenário de Orpheu na Feira do Livro

A Casa Fernando Pessoa apresenta, pela primeira vez, uma exposição na Feira do Livro de Lisboa, a decorrer até 14 de junho, a par de um conjunto de atividades, em torno do centenário da revista Orpheu.

Exposições assinalam centenário de Orpheu na Feira do Livro
Notícias ao Minuto

14:52 - 30/05/15 por Lusa

Cultura Lisboa

A exposição "Nós, os de Orpheu" é uma parceria entre a Casa Fernando Pessoa e o Instituto Camões, dedicada ao centenário da revista que foi, na expressão de Almada Negreiros, "o primeiro grito moderno que se deu em Portugal".

Através da reprodução digital de diversas obras e documentos - fotografias, recortes de imprensa, manuscritos, etc. -- a exposição traça o percurso da revista e dos seus protagonistas. "Apresenta-se o 'Nós' que formou Orpheu e alargam-se perspetivas de leitura a todos 'Nós' que, um século depois, continuamos a descobrir Orpheu", sublinha à Lusa fonte da insituição.

Aos domingos, durante o período da Feira - 31 de maio, 07 e 14 de junho -, os investigadores Antonio Cardiello, Jerónimo Pizarro e Sílvia Laureano Costa lideram visitas guiadas à exposição, patente no Pavilhão da Feira do Livro.

A comemoração dos cem anos da revista Orpheu é também mote para o debate "Três caras de Orpheu", no dia 07, entre os especialistas Richard Zenith, Prémio Pessoa 2012, Steffen Dix e Sílvia Laureano Costa.

Nesta conversa, moderada pelo jornalista Luís Caetano, serão partilhadas três propostas alternativas de evocação de Orpheu: "Os caminhos de Orpheu", exposição comissariada por Richard Zentith para a Biblioteca Nacional de Portugal; "1915 -- o ano do Orpheu", com curadoria de Steffen Dix para o Museu da Electricidade, e "Nós, os de Orpheu", da autoria de Sílvia Laureano Costa, Antonio Cardiello, Jerónimo Pizarro e Sílvia Prudêncio, uma parceria Casa Fernando Pessoa e o Instituto Camões, para a itinerância.

Na programação da Casa Fernando Pessoa na Feira do Livro, destacam-se também as oficinas do Serviço Educativo da equipa daquela entidade, para escolas e famílias, que faz parte da linha de trabalho denominada "fora de casa", e ainda o programa transdisciplinar "Café Orpheu -- segundo turno", uma série de 'performances', leituras e músicas, que é uma extensão do programa apresentado durante o mês de abril, nos cafés do Chiado, em Lisboa.

O centenário de Orpheu tem ocupado, desde março, parte significativa da programação da Casa Fernando Pessoa. Na Feira do Livro, a celebração dos cem anos da revista combina-se com a comemoração do aniversário de Pessoa, a 13 de junho, dia em que, tanto na Feira como no espaço da Casa Fernando Pessoa, existe programação especial como forma de assinalar essa data.

O programa da Casa Fernando Pessoa na 85ª edição da Feira do Livro de Lisboa tem por objetivo não só homenagear, mas "fazer chegar Orpheu a mais gente", lembra a mesma fonte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório