Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Artistas lusos pela primeira vez em festival do New Museum

A artista plástica Joana Ricou e o músico Renato Diz participam, este sábado, no festival Ideas City, do New Museum de Nova Iorque, representando Portugal pela primeira vez nesta iniciativa.

Artistas lusos pela primeira vez em festival do New Museum
Notícias ao Minuto

20:38 - 28/05/15 por Lusa

Cultura Nova Iorque

Os artistas foram selecionados através de um concurso organizado pelo museu, com uma candidatura apresentada pelo Arte Institute, uma organização que promove a arte contemporânea portuguesa nos Estados Unidos.

Renato Diz vai apresentar "I Will Play Your Soul", uma 'performance' com o objetivo de incluir a audiência no seu processo criativo.

"As pessoas serão convidadas a escrever, numa folha, uma palavra, fazer um desenho, um origami, um problema matemático, tudo o que queiram, e eu vou usar essas folhas como uma pauta de piano para desvendar os seus sonhos, desejos, expectativas e medos", explicou o músico à Lusa.

Joana Ricou vai apresentar o projeto "Surface Markers", em que tira retratos de participantes apenas através dos objetos pessoais de cada um.

"Quase como o 'espaço negativo' de um retrato tradicional, estes objetos revelam história e histórias, contexto e cultura, deliberadamente e acidentalmente. Tenho capturado estes retratos pelo mundo, desde 2013, passando pelos Estados Unidos, Brasil, Europa, Ásia e voltando a Nova Iorque em 2015", disse Ricou à Lusa.

O pianista Renato Diz vai ainda colaborar com a 'performance' de Joana Ricou, improvisando peças musicais inspiradas pelas suas fotografias.

Renato Diz mudou-se para Nova Iorque em 2011, para completar um duplo mestrado em Jazz e em Piano Clássico Contemporâneo, na New York University, onde foi bolseiro, terminando com a classificação máxima, e onde lecionou até 2013.

Nos EUA, já participou em mais de 500 concertos e gravou mais de 15 discos com outros músicos de destaque internacional.

Neste momento, encontra-se a preparar o lançamento de quatro projetos, já com digressões marcadas pela Europa, Ásia e América Latina.

Joana Ricou mudou-se para os EUA para estudar arte e biologia na Universidade de Carnegie Mellon, onde começou a desenvolver projetos que relacionam as áreas científicas e artísticas.

O seu trabalho, em que usou a ciência como ponto de partida para estudar as "descontinuidades do eu", já lhe valeu vários prémios e distinções, como o prémio Micro Spark do Fundo Sprout, em 2012, e o lugar de finalista no National Science Foundation Visualization Challenge, em 2011.

O festival Ideas City acontece a cada dois anos e este ano concentra, entre 28 e 30 de maio, mais de cem eventos dedicados ao tema "The Invisible City", inspirado na obra de 1972 do escritor italiano Italo Calvino. "As cidades invisíveis", na tradução portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório