Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cristina Branco, Raquel Tavares e Carminho no Festival de Fado

Raquel Tavares, Carminho e Cristina Branco são as cabeças de cartaz da 5.ª edição do Festival de Fado de Madrid, de 26 a 28 de junho, iniciativa para mostrar aos espanhóis que "cantar fado é cantar a vida".

Cristina Branco, Raquel Tavares e Carminho no Festival de Fado
Notícias ao Minuto

14:25 - 27/05/15 por Lusa

Cultura Madrid

No final do mês de junho, a capital espanhola vai receber - além dos três concertos - um conjunto de conferências, projeções de filmes e uma exposição sobre a canção nacional portuguesa subordinados ao tema "As Mulheres no Fado".

Na conferência de imprensa, em Madrid, para apresentar o evento, a fadista Raquel Tavares disse que vai tentar apagar, junto do público espanhol, alguns estereótipos ligados à tradição fadista.

"Como mulher gostaria de apagar essa imagem da fadista vestida sempre de preto, tristíssima, a chorar. Cantar fado é cantar a vida e a vida - por amor de Deus - não é só desgraça", disse a cantora.

Para Raquel Tavares - que após a conferência de imprensa interpretou "à capella" o clássico de Amália Rodrigues "Estranha Forma de Vida" - disse que pretende mostrar ao público espanhol "que se pode sair de um concerto de fado a sorrir".

"Claro que as pessoas se emocionam, choram, mas também podem divertir-se com o Fado", uma canção que "pode ser alegre, romântica, sentimental", salientou.

Desde que nasceu, em 2011, o "Festival do Fado" tem vindo a expandir-se à América Latina (Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires). Este ano, estará presente também numa segunda cidade espanhola, Sevilha, e em Bogotá (Colômbia).

"Temos tido casas cheias e o concerto que a Raquel Tavares deu em São Paulo no ano passado foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo como um dos cinco melhores do ano no Brasil", contou à Lusa Frederico Carmo, um dos mentores e organizadores do festival, conjuntamente com Álvaro Covões.

Frederico Carmo acrescentou que o Festival tem funcionado também como "rampa de lançamento" para novos valores do Fado, nomeadamente no caso de Carminho.

"A Carminho esteve cá em 2011 [ao lado de Cuca Roseta e Carlos do Carmo], quando poucos ainda a conheciam, e regressa este ano como um dos valores confirmados, e com o chamariz de ter sido a primeira portuguesa a entrar no top de vendas em Espanha", salientou.

O Festival de Fado de Madrid, além do patrocínio de privados como a EDP, conta também com o apoio da Presidência da República do Turismo de Portugal.

"É uma forma de partilhar com os espanhóis uma experiência do nosso país", mostrar-lhes através da música que o português "recebe bem, preocupa-se com o outro, é genuíno e atual", considerou a diretora de marketing do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro.

O Festival do Fado de Madrid vai decorrer no complexo Teatros del Canal, com os concertos a terem lugar numa sala com capacidade para 800 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório