Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Leiria regressa a 1915 com ajuda de mil figurantes

A cidade de Leiria recua um século no fim de semana, numa recriação histórica que envolve cerca de mil figurantes e que se assume como uma viagem ao passado.

Leiria regressa a 1915 com ajuda de mil figurantes
Notícias ao Minuto

16:15 - 26/05/15 por Lusa

Cultura Passado

A iniciativa intitula-se "Leiria há cem anos" e pretende dar a conhecer a história do concelho à população local e aos turistas, através da música, da dança, da gastronomia, do teatro e da etnografia.

Colaboram na recriação 11 ranchos, dois grupos de teatro, uma filarmónica e um grupo de dança, além de outros participantes que vão animar um mercado, comércio de época, várias tabernas, uma casa de pasto, uma quinta com animais, um baile e sessão de cinema mudo, entre outras atividades.

Em cinco espaços centrais da cidade decorrerá um espetáculo principal, que vai dar a conhecer pessoas e situações da Leiria de 1915.

A dramaturgia é responsabilidade de Luís Mourão, que se inspirou em notícias de jornais da época para recuperar personagens e assuntos de há um século: "Criámos uma série de figuras, que na realidade são todos leirienses um pouco transformados. Mas são pessoas que existiram em Leiria, com nomes reais, e que vão falar de problemas factuais de Leiria em 1915".

Espalhados pelas praças e largos centrais da cidade, atores dos grupos TASE e TENTART vão, por exemplo, recuperar um casamento que ficou célebre ou da I Guerra Mundial, mas também questões mais inesperadas da Leiria do início do século XX: um esgoto aberto que ninguém resolve, a má qualidade do pão, "absolutamente intragável", o preço do bacalhau ou mesmo o caso de um morto que ganhou vida.

"São assuntos que vão surgir em momentos de conversa dos atores, que vão circular pelo meio das pessoas, sem o ato da representação", sublinha o dramaturgo.

Luís Mourão lembra que aqueles anos foram "muito complicados para o país", com mudanças de regime e grande conturbação: "Leiria refletia a situação de Portugal e do mundo".

"São apontamentos para ser divertidos e descontraídos, mas que têm o cuidado de respeitar as coisas e as histórias que fui buscar aos jornais", acrescenta.

Ao todo, cerca de 30 atores dão vida à encenação, que se desenrola numa espécie de circuito, entre atuações de ranchos, dança e pontos de gastronomia, convidando o público a procurar na multidão onde está a ação.

"Leiria há um século" tem lugar entre as 14:00 e as 00:00 de sábado e entre as 13:00 e as 20:00 de domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório