Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mário Lúcio Sousa dedica Prémio Miguel Torga aos compatriotas

O escritor cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa, vencedor da edição deste ano do Prémio Miguel Torga, atribuído pela Câmara de Coimbra, dedicou hoje o galardão aos escritores e ao povo do seu país.

Mário Lúcio Sousa dedica Prémio Miguel Torga aos compatriotas
Notícias ao Minuto

22:50 - 24/05/15 por Lusa

Cultura Literatura

"O povo cabo-verdiano é que ganhou este prémio através de mim", disse hoje à agência Lusa Mário Lúcio Sousa, ministro da Cultura de Cabo Verde, após ter sido informado da decisão do júri do Prémio Literário Miguel Torga -- Cidade de Coimbra.

O prémio distinguiu a obra inédita ‘Biografia do Língua’, um romance em que o autor conta a história, parcialmente baseada em factos reais, de "um escravo que sabia línguas" e que, a partir de Cabo Verde, após os Descobrimentos, no século XV, seguia a bordo das naus portuguesas para "ajudar a vender outros irmãos", no Brasil e noutros territórios da América do Sul, explicou.

"Em 2010, estando eu em Serpa, Alentejo de Portugal, ocorreu-me escrever sobre a vida de uma das profissões mais ingratas que homem algum pôde exercer, o de 'língua'. Este era um negro que ia como intérprete nos navios de brancos para a compra dos negros", afirma Mário Lúcio Sousa numa introdução à obra, a que a Lusa teve acesso.

O laureado declarou que o prémio que vai receber, provavelmente na primeira quinzena de julho, em Coimbra, "é uma distinção para os escritores e a população" de Cabo Verde.

Habitualmente, o Prémio Literário Miguel Torga é entregue ao vencedor no Dia da Cidade de Coimbra, 04 de julho, numa cerimónia pública no salão nobre da Câmara Municipal, a qual deverá ser desta vez adiada alguns dias, já que o escritor cabo-verdiano está envolvido nas comemorações dos 40 anos da independência de Cabo Verde, proclamada a 05 de julho de 1975.

Mário Lúcio Sousa disse que vai celebrar ainda hoje, na Cidade da Praia, com amigos e familiares, num jantar em que pretendem comer arroz de tamboril com ovas, acompanhado de vinho português.

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, realçou que Coimbra está ligada a Cabo Verde através da geminação com o Mindelo, na ilha de São Vicente, e considerou que a atribuição do Prémio Miguel Torga a um escritor cabo-verdiano testemunha a importância da cidade no "reforço dos laços" de Portugal "com aquele país irmão" e restantes estados lusófonos.

"Coimbra é uma cidade da lusofonia e aberta ao mundo", acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, em cuja universidade, fundada em 1290, estudam atualmente cerca de 100 alunos oriundos de Cabo Verde.

Esta é a primeira vez que o Prémio Miguel Torga, ganho até agora por portugueses, é concedido a um autor oriundo de outro país lusófono.

Mário Lúcio Sousa vai receber 5.000 euros, cabendo à autarquia de Coimbra assegurar a edição da obra vencedora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório